Dislipidemia na infância

Nós pediatras estamos assustados e preocupados com o aumento da prevalência de crianças com alterações do perfil lipídico e quais repercussões a curto e longo prazo isso pode ter.

Atualmente , o estilo de vida incluindo o sedentarismo e os maus hábitos alimentares corroboram para a epidemia de obesidade infantil e associado a ela ao aumento de doenças como hipertensão arterial,dislipidemias , diabetes, etc.

Precisamos ficar em alerta, a dislipidemia é um fator aterogênico. A formação das placas de aterosclerose pode iniciar na infância secundário as alterações dos lipídeos sanguíneos.

A reversibilidade das primeiras lesões ateroscleróticas reforça a necessidade de se controlar a dislipidemia ainda na infância para reduzir os riscos de doenças cardiovasculares futuras.

O que é Dislipidemia?

É a alteração dos níveis sanguíneos de lipídeos circulantes. Esse distúrbio tem como principal característica a presença excessiva de colesterol e ou triglicérides no sangue.

Qual é a prevalência da Dislipidemia infantil?

No Brasil, está variando entre 28 a 40 % , nos últimos levantamentos.

Quais são as causas da Dislipidemia infantil?

As dislipidemias podem ser classificadas em primárias e secundárias.

As primárias ou sem causa definida têm origem hereditária (genética).

As secundárias são causadas por outras doenças como diabetes, doenças da tireoide, uso de medicamentos (corticoides, anticoncepcionais , etc) , estilo de vida, tabagismo, sedentarismo, alcoolismo, dentre outras.

Como é feito o diagnóstico?

Para o diagnóstico de dislipidemia são medidos por exames laboratoriais os níveis plasmáticos de colesterol total, HDL, LDL e triglicérides.

Quais crianças necessitam de fazer essa triagem?

A triagem universal é indicada a partir de 10 anos de idade , como solicitação de perfil lipídico para todas as crianças.

A triagem para crianças de 2 a 10 anos deve ser feira na presença dos seguintes fatores:

Qual é o tratamento para a Dislipidemia infantil?

O plano terapêutico é feito através do tratamento nutrológico , estímulo e adequação de atividades físicas, e tratamento medicamentoso.

A dieta constitui o pilar mais importante de todos os tratamentos.

O tratamento medicamentoso é reservado para casos selecionados e de alto risco. É feito por serviços especializados e por uma equipe multidisciplinar.

Qual profissional deve elaborar o plano alimentar para as crianças com Dislipidemia?

Recomendamos que a orientação dietética seja elaborada por um profissional experiente, como nutricionistas e pediatras. O plano alimentar deve ser individualizado caso a caso e que atenda a todas as necessidades nutritivas , garantindo pleno crescimento e desenvolvimento do paciente.

Quais são as recomendações alimentares para as crianças com Dislipidemia?

Como o pediatra pode atuar na prevenção da Dislipidemia?

A prevenção da dislipidemia mostrou –se mais fácil e de menor custo.

O estímulo ao aleitamento materno é uma ferramenta muito valiosa.

O leite materno é um fator programador do metabolismo lipídico. Dessa forma, as crianças alimentadas com leite materno , desenvolvem posteriormente um perfil lipídico mais favorável quando comparados a crianças que receberam formulas artificias na infância.

A introdução adequada de alimentos complementares colabora para a formação de hábitos alimentares saudáveis desde os primeiros anos podendo garantir uma qualidade de vida até a velhice.

O estímulo a prática de esportes adequados para cada faixa etária também previne o aparecimento da dislipidemia. Esses esportes iniciam- se na família, seguindo o exemplo dos pais. O exercício aeróbico é o que mais atua no metabolismo das lipoproteínas melhorando o perfil lipídico.

Uma criança magra pode ter Dislipidemia?

Sim. As crianças magras estão acometidas pelo aumento das dislipidemias , mesmo que tenham o peso adequado, mas apresentam hábitos alimentares inadequados e que sejam sendentárias.

Por que o adolescente é considerado de risco para o desenvolvimento de Dislipidemia?

Nessa etapa, eles vivem cercados de fatores ambientais facilitadores do desenvolvimento do processo aterosclerótico. Alimentam-se muito mal, estão expostos ao álcool, fumo e uso de anticoncepcionais.

As crianças com Dislipidemias podem comer ovos?

Sim. O ovo é um alimento nutricional muito importante para o desenvolvimento e manutenção do organismo . Deve ser consumido com moderação.