MUDOU ALGUMA COISA NAS RECOMENDAÇÕES DE ASSENTO DE SEGURANÇA PARA AS CRIANÇAS?


cadeirinha

Afinal, quais as diferenças entre a legislação e os estudos científicos?

Em boa parte dos países desenvolvidos o uso da cadeirinha já era obrigatório havia anos quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou, em 2008, a determinação obrigando ao uso desse tipo de assento no Brasil.

 

A lei foi criticada por especialistas por ser branda demais e determinar a obrigatoriedade por idade, em vez de por altura e/ou peso, que são parâmetros mais exatos. Ela também isenta veículos de transporte escolar e de transporte coletivo, como táxis e ônibus, da obrigatoriedade.

 

Leia abaixo os principais pontos da resolução do Contran:

 

Crianças de 0 a 1 ano têm que usar bebê-conforto ou poltrona reversível voltados para a traseira do veículo.

Crianças de 1 a 4 anos têm de usar cadeirinha.

Crianças de 4 a 7 anos e meio têm de usar assento de elevação, ou “booster”, com o cinto de segurança de três pontos do carro.

Crianças de 7 anos e meio a 10 anos devem viajar no banco traseiro com o cinto de segurança do veículo.

Se houver mais de três crianças abaixo de 10 anos no carro, a mais alta pode ir no banco da frente com o dispositivo de retenção adequado (cadeirinha ou booster, se tiver menos de 7 anos e meio) para sua altura e peso. O mesmo se aplica a carros que não tenham banco traseiro ou em que não seja possível instalar cadeirinhas. Especialistas, porém, não recomendam que crianças viajem no banco da frente.

 

A LEI BRASILEIRA ESTÁ ATRASADA EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS CIENTÍFICOS ATUAIS.

RECOMENDAÇÕES DA AAP (Academia Americana de Pediatria) desde 2011 e que a Sociedade Brasileira de Pediatria endossa:

 

1)    A cadeirinha deve estar virada para trás até os 2 anos ou até a criança alcançar o maior peso e altura permitida pelo fabricante da cadeira. Até 2002 a recomendação anterior era que as cadeirinhas deviam ficar viradas para trás até 1 ano ou 9 Kg. Estudo de 2007 no Journal of Injury Prevention mostrou que quando as crianças menores de 2 anos estão colocadas voltadas de costas para a frente do carro o risco de de morte diminui em 75%.

 

2)     Booster deve ser usado até os 8 a 12 anos ou cerca de 145cm.

 

3)    O cinto deve passar pelo meio do peito, não no pescoço.

 

4)    Maiores de treze anos e com mais de 1,45m poderão sentar no banco da frente, como passageiros, no momento que conseguirem encostar os dois pés totalmente no chão do veículo, utilizando o cinto de três pontos de maneira correta.

 

 

Acidentes são a maior causa de morte em crianças menores de 4 anos nos EUA. Para cada fatalidade , 18 crianças são hospitalizadas e mais de 400 sofrem lesões que requerem tratamento médico. Até a idade de 21 anos, são 5000 mortes ao ano nos EUA.

Acesse nosso site para mais informações sobre que tipo de cadeirinha usar: http://www.clinicamonpetit.com.br/orientacoes.php

Matéria do programa auto-esporte da tv globo em março/2015 sobre os novos dispositivos ISOFIX (europeu e será o nosso sistema) e LATCH (americano):

http://globotv.globo.com/rede-globo/autoesporte/v/entidades-discutem-seguranca-das-cadeirinhas-infantis/4053390/

 

Gostou? Deixe seu like!