Novas agulhas para canetas de insulina

Texto publicado em Dezembro de 2011, na coluna “Tecnologia em Diabetes”, assinada pelo Dr. Marcio Krakauer*, na página da Sociedade Brasileira de Diabetes (www.diabetes.org.br).

Facilitar a vida de quem é diabético é uma das metas de muitas empresas que lidam com produtos voltados ao Diabetes. Os usuários de insulina necessitam muitas vezes aplicar o hormônio várias vezes ao dia, o que pode ser facilitado com as canetas de insulina atuais. Uma das questões discutidas são as agulhas. Qual a melhor? Qual tamanho? O que há de novo?

Bem, é sobre isto que resolvi escrever este mês.

Primeiro o tamanho. Sabemos de muito tempo que o comprimento da agulha é relacionado ao IMC (Índice de Massa Corporal, ou Peso dividido pelo quadrado da altura). Quanto o maior o peso, maior o tamanho da agulha, certo? Errado. Estudos novos utilizando ultrassom mostraram que o tecido subcutâneo (local aonde a agulha deve de fato atingir) não ultrapassa 3,2mm de espessura. Portanto, tanto obesos quanto magros não necessitam utilizar diferentes tamanhos de agulha. Por isso é que a BD® lançou também no Brasil a agulha Ultra-Fine Nano®, de apenas e tão somente 4mm. Certamente mais confortável, não necessita fazer a prega cutânea e é compatível com as canetas de insulina existentes no mercado brasileiro. Portanto, pelo menos para doses abaixo de 40 unidades, ADEUS AGULHAS MAIORES!

A Novo Nordisk®, empresa dinamarquesa que produz insulinas, lançou uma nova agulha para caneta, inovadora e já detentora de prêmio de Design (Good Design 2010). Trata-se da NovoTwist®, uma agulha que tem como diferencial um novo encaixe com a caneta de insulina e também a caneta do análogo de GLP Liraglutida. Esta agulha tem um “click” diferente e se encaixa rapidamente em apenas 1 volta, levando a maior facilidade e segurança para o usuário tanto na colocação quanto na retirada da agulha. Foi lançada na África do Sul, Itália, Tailândia e Turquia, e é apresentada nos tamanhos de 5mm e 8mm. Ainda não a temos disponível para uso no Brasil, e uma desvantagem é que ela só irá poder ser utilizada nas canetas da Novo Nordisk®. Vejam as figuras abaixo.

Este é um campo que só tende a crescer com novas marcas e novas agulhas com diferenciais que visam a melhoria da qualidade de vida do portador de diabetes.

*Marcio Krakauer
Endocrinologista
Presidente da Associação do Diabetes do ABC

Gostou? Deixe seu like!