Voltar

O que é “idade óssea”?

A “idade óssea” é um exame radiográfico da mão e do punho não dominantes, que pode ser empregado em ambos os sexos, para se avaliar o grau de amadurecimento dos ossos. Os métodos mais classicamente empregados são os de Greulich & Pyle e de Tanner & Withehouse.

A partir da idade óssea, pode-se ter uma melhor idéia do tempo que ainda resta para uma criança ou adolescente crescerem. A maturação esquelética pode ser diferente da idade cronológica, nem sempre representando um problema de saúde. O exame geralmente é parte da avaliação do crescimento e desenvolvimento sexual.

Para a avaliação da radiografia da mão e do punho, o radiologista e o endocrinologista analisam o número de ossos presentes, o formato desses ossos e o espaço entre os mesmos. Após a avaliação de todos esses dados, então é realizado um laudo que mostra a “idade biológica” do indivíduo.

A idade óssea é considerada atrasada quando há uma diferença de 1,5 a 2 anos em relação à idade cronológica. Em uma criança saudável, isso indica que ela apresentará o início da puberdade mais tardio, portanto, também o estirão puberal (a fase de maior crescimento) e terminará o seu crescimento numa idade mais avançada. Geralmente há uma história familar semelhante (a mãe que menstruou mais tarde ou o pai que após se alistar no exército ainda continuou crescendo, por exemplo). Na grande maioria das vezes, o adolescente atingirá o seu potencial de crescimento, pois há espaço entre as placas de crescimento.

Caso a idade óssea esteja atrasada além de 2 anos em relação à idade cronológica, deve-se avaliar se há algum problema de saúde que esteja interferindo no crescimento e desenvolvimento da criança ou adolescente. A avaliação pelo Endocrinologista Pediátrico deverá ser então realizada.

Também é uma situação que demanda atenção quando há aumento da velocidade de crescimento e a idade óssea está adiantada em relação à cronológica. Um exemplo disso seria o quadro de puberdade precoce, que pode levar a consequências irreversíveis à estatura caso não seja tratado a tempo.

 
Publicado em Adolescência, Crescimento e desenvolvimento, Endocrinologia, Hebiatria, Medicina, Pediatria geral Tags: , , , , , , , ,

244 respostas a O que é “idade óssea”?

  1. cleusa carmem cambri prigolli disse:

    olá, gostaria de saber mais sobre isso, pois minha filha teve um aumneto rapido no crescimento. fiz varios exames, e ela precisa fazer um tratamento agora. nao encontro muito conteudo sobre isso.

    • carla disse:

      ola doutor !! preciso que me esclareca umas duvidas por favor.
      O seguinte

      o meu filho tem 11 anos e meio ,a idade ossea e de 9 anos. do lado paterno existem pessoas de baixa estatura mesmo abaixo do 1metro e 50 cm. o menino neste momento teem um 1,35 faz 12 anos em agosto . ja procurei um encrinologista ele disse me que em relacao a puberdade ele esta atrasado nao deixa de ser positivo. eu fui mestruada aos 14 anos e segundo o pai ele tb so deu um pulo aos 14 anos …ando muito preocupada pois ele e o mais pequeno da escola e isso ja comeca a mexer com ele. a endocrinologista ja mandou faz analises para ver a harmona do crescimento . se realmente a harmona do crescimento parau existe tratamento ?? ele recupera a estatura que iria ter pelas contas das genetica dos pais ? pois eu tenho 1,60cm e o pai 1,68 cm

      obrigada

  2. ana paula disse:

    por favor eu gostaria muito que alguem pudesse me dar uma luz em relação ao meu filho pois estou me sentindo perdida, tive 3 gestação uma menina que hoje tem 21 ano e casada, um de 17 ano que esta 2 colegial e vai fazer senai e o meu 3 filho que nasceu de 8 meses e tem 11 ano mas com em historico muito diferente dos irmãos pois ele so falou com 3 para 4 ano, fez tratamento co fonodiologa por 5 ano, tratamento com psicologa por 8 meses e qd foi questinar o que de real acontecia com o meu filho e simplismente me falou que ele era uma criança sem limite, ele hoje esta cursando a 4 serie e esta muito mal pois não consegue acompanhar as outras crianças , e este ano também ele fez alguns exames que contataram que esta com hipotiroidismo, que a idade ossea dele e de 8 ano eu ñ sei que caminho tomar, pois o meu filho e uma criança muito independente,msa ao mesmo tempo ñ tem maldade e nem malicia em nada que ele faz estou perdida se vcs tiverem algo de cocreto para me falar por favor me responda pois estou muito perdida obrigada.

    • José Martins de Souza Neto disse:

      O Hipotireoidismo é uma das principais causas de retardo no desenvolvimento físico e mental de uma criança, pena que o diagnóstico foi uma puco tardio, más iniciando o tratamento agora, sua criança irá melhorar muito seu desenvolvimento. Procure imediatamente um Endocrinologista para iniciar seu tratamento.

      Abraço
      Dr. José Neto
      Clínica Medica

  3. Marcia de Oliveira Sousa disse:

    Olá fiquei um pouco preocupada, meu filho tem nove anos e fiz o raio x constou idade ossea de 6 anos, ainda vou levar para medica avaliar mas fiquei preocupada, isso seria algum problema serio?

    • pediatra disse:

      Oi, Marcia, como vai?
      O mais importante será a avaliação clínica do seu filho. A idade óssea atrasada pode ser uma variante da normalidade, mas isso só será afirmado após a exclusão de problemas relacionados ao crescimento. Leve-o ao Pediatra e, se necessário, ao Endocrinologista Pediátrico. Um grande abraço. Rafael Mantovani

    • Adriano disse:

      Marcia, nada com o que se preocupar acerca dessa questão, pois se ele tem 9 anos e a idade óssea está de 6 anos, olha… sinceramente não indica problema algum com o seu filho, pois idade óssea é algo muito relativo, e isso dependerá do desenvolvimento dele a cada mês, cada ano. O que pode acontecer é ele entrar na puberdade com idade mais avançada, ou seja, isso não é ruim, pois assim ele terá mais espaço para crescer; ele terá chance de atingir uma estatura maior uma vez que a idade óssea está um pouco atrasada, somente isso.
      Eu com quase 14 anos fiz um exame e a minha idade óssea estava de 10 anos, e por essa razão que eu estava com a estatura baixa para idade, entende? E após isso comecei a crescer mais rápido. Cerca de 1 depois do exame comecei a mudar de voz e então entrei no estirão (fase em que o físico mais se desenvolve).
      Tenho certeza q o pediatra não falou q fosse algo anormal, pois vejo que há tempos vc postou esse comentário.
      Forte abraço, e se acaso vc ler o meu comentário, dê notícias; diga como ele está crescendo.

  4. Flavia disse:

    Boa Tarde ! Minha filha tem 11 anos e 3 meses e o Rx deu idade óssea compatível com 13 anos. Isso é bom ou ruim? Ouvi dizer que se a idade óssea estiver avançada, a criança tem menos tempo para crescer. No caso dela, mais 5 anos para crescer levando em consideração o crescimento até os 18 anos. Isso é verdade? Aguardo resposta. Obrigado

    • pediatra disse:

      Olá, Flávia! Realmente se a idade óssea é de 13 anos, ela terá menos tempo para crescer. Mas para previsões, se é que isso é possível, a avaliação do especialista é imprescindível. Não só a idade óssea, mas outros aspectos deverão ser considerados. Um grande abraço. Rafael

  5. Floriano da Rocha Oliveira disse:

    Meu filho é uma pessoal normal, bem ativo, vai bem na escola, pratica futebol tem 10 anos e sua idade óssea de 6 anos .

  6. Olá, bom dia estou preocupado, pois tenho um filho de 16 anos medindo 1,37 m de altura e pesando 33 kg , muito inteligente esse ano está concluindo o ensino medio. Passamos com ele em pediatras em endocrinologista todos exames feitos deram normais .

  7. nilma disse:

    MEU FILHO TA C 2 ANOS E 5 MESES C 12K E MEDINDO 82 CM TA PEQUENO PELA IDADE. fIZ RX E A IDADE OSSEA E DE 4 ANOS E 10 MESES, AGORA FIQUEI MAIS PEREOCUPADA AINDA. o Q TEM A ME DIZER NESSE CASO. oBRIGADO!

  8. jandira caus disse:

    meu filho tem 15 anos e meio ,1,60 de altura ,mae 154, pai 164,idade ossea aprossimadamente de 16 anos, a indocrinologista disse que ele so crecse 1a 2 cemtimetros ,eu nao quero acreditar nisso. aguardo resposta.

    • pediatra disse:

      A estimativa de crescimento depende de vários fatores, dentre os quais a idade óssea e estatura-alvo (baseada na altura da família). Concordo que ele deverá crescer muito pouco, se tem realmente essa idade óssea de 16 anos – os espaços entre os ossos estão praticamente inexistentes, o que não permite um crescimento significativo. Abraço. Rafael Mantovani

  9. Cristiane Araujo disse:

    Olá! Minha filha tem 9 anos, mede 1 . 26 cm, pesa 25 kg, e está com idade óssea de 11 anos.
    Ela fez absolutamente todos os exames necessários que o endócrino pediatra solicitou e deu tudo normal em todos os exames, o endócrino me disse que não há indicação para que seja administrado hormônio de crescimento e que não há o que fazer.
    Estou muito preocupada, pois o médico disse que ela não medirá nem 1.40 cm!
    Minha filha sofre builling na escola e está com depressão por conta disso.
    Preciso de ajuda! O que eu faço?

    • pediatra disse:

      Olá, como vai? Acho que se você não confiou na conduta do Endocrinologista Pediátrico consultado, procure uma 2a opinião. Ter confiança no profissional é imprescindível! Leve medidas de peso e altura, a idade óssea e os exames complementares realizados. Um grande abraço! Rafael Mantovani

  10. Maria de Paula disse:

    Boa noite , meu filho tem 11 anos e 11 meses e mede 1.45cm com RX de 13 anos e 6meses seus hormônios são testosterona 334ng , LH 1,58 miu/ml e FSH 8,15miu/ml, foi uma criança bastante alergica tomando muito corticoides, procurei uma endocrina e ela falou que se entrasse com homônio do crescimento poderia deixa-lo infertil, e disse que voltasse em 6 meses, outra dúvida que tenho é se ele pode tomar citrato de calcio pois levei pora uma homeopata pra ver as alergias e el passou um xarope com algumas substancias e entre elas esta o citrato de calcio 200mg . minha altura é 1.62 cm do pai 1.63cm , ele pode tomar esse calcio ou vai acelerar ainda mais essa idade ossea. desde já agradeço pela atenção.

    • rafael disse:

      Olá, Maria de Paula, como vai?
      São muitas as suas dúvidas… resumindo: seu filho está na puberdade, com uma idade óssea avançada. Difícil prever se ele terá uma boa resposta ao tratamento com hormônio de crescimento. A estatura-alvo dele não é muito alta e está tarde para grandes resultados. Não há maior risco de infertilidade com o uso de GH, nem mesmo risco de aceleração de idade óssea com o uso de cálcio em quantidades adequadas.
      Um grande abraço!

      Rafael Mantovani

  11. Josseana disse:

    Tenho uma filha de 5 anos e 2 mese e a idade ossea dela está de 4 anos e 2 meses. Ela tem bronquite asmática, sente dores nas pernas (canelas) e cai com muita facilidade. Esse atraso deve ser tratado ou não é suficiente par agrande preocupação?

    • rafael disse:

      Olá, Josseana, como vai?
      O atraso de idade óssea não requer tratamento específico. Pode representar uma variação da normalidade, assim como fazer parte de algum processo que influenciará no crescimento, como um quadro de asma crônica, sem controle adequado. Para essa avaliação, é necessário uma consulta com o Pediatra e, se necessário, com o Endocrinologista Pediátrico.
      Um grande abraço!
      Rafael Mantovani

  12. franciele disse:

    olá…. minha filha tem 1 ano e 10 meses e apresenta idade ossea de 9 meses. o que vc tem a me dizer? devo procurar tratamento imediato?

    • rafael disse:

      Olá, Franciele, como vai?
      Somente sabendo o motivo da solicitação do exame podemos dizer algo sobre a interpretação do mesmo…
      Um grande abraço.

      Rafael Mantovani

    • Scarlet disse:

      Oi, sou a Scarlet, tenho uma filha de 1 ano e 9 meses, ela nasceu com 46cm. Completou 1 ano com 70cm, e atingiu 74cm com 15 meses. Depois disso cresceu só 2cm em 6 meses, sendo que hj ela está com 76cm. O pediatra disse que ela deveria estar crescendo 1cm por mês, e que a altura está desproporcional ao perímetro cefálico que é de 46cm. Isso é verdade? Ele me disse que ela deveria estar com pelo menos 80cm. Eu sou baixa, tenho 1.53 e meu marido tem 1.67, será por isso que ela não está crescendo? Ou independente disso ela deveria estar crescendo pelo menos um pouquinho?
      Minha preocupação é que ela não cresce.

      • Rafael Mantovani disse:

        Scarlet, como vai?
        Faça uma avaliação com um Endocrinologista Pediátrico. A baixa estatura familiar é um fator importante, porém existem outros possíveis problemas a serem avaliados.
        Estou à disposição.

        Grande abraço!

        Rafael Mantovani

  13. gisele santiago teixeira disse:

    Olá! Meu filho tem 14 anos e 5 meses e mede 1.69.Fiz um raio x da idade óssea dele e deu 16 anos.Gostaria de saber se ele ainda cresce pois o médico disse que ele ainda cresceria uns 6 cms,e também falou que o exame dá uma margem de erro de 2 anos para mais ou menos.É possível?

    • rafael disse:

      Oi, Gisele, como vai? O exame deve ser conferido por um Endocrinologista Pediátrico experiente. Sobre margem de erro, pouco provável. Com 16 anos de idade óssea, dificilmente uma pessoa cresce 6 cm. Infelizmente. Mas tudo deve ser conferido numa consulta clinica.
      Um grande abraço.
      Rafael Mantovani

  14. Felipe santos souza disse:

    Boa tarde,
    gostaria de saber se a idade óssea pode voltar ao normal sem o uso de medicamentos , pois tenho 17 anos e idade óssea de 15 porém acho que já passei pela fase do estirão , meus irmãos tem 16 anos e já são mais altos que eu , meu pai é bem mais alto que eu , e tenho primos também bem muito altos .
    A barba tem alguma coisa a ver com o fim do crescimento ósseo ?

    • rafael disse:

      Olá, Felipe, como vai?
      Infelizmente, não há como “voltar” a idade óssea… somente numa consulta médica pode-se avaliar as variáveis que ajudam a estimar seu crescimento final.
      Abraço.

      Rafael Mantovani

  15. rodys ramos disse:

    Meu filho tem 11 anos e 11 meses e no raio x da mão deu 13 anos e 6 meses, percebi que ele já está bem adiantado na adolecência (órgão genitais desenvolvidos, espinhas na pele, engrossamento de voz), apesar de não ser médica percebi pelo raio x q os ossos do punho já estão bem juntinho, ele tem 1,59 de altura, ainda vale a pena tentar alguma coisa pra ele crecer mais?

    • rafael disse:

      Olá, como vai? Numa consulta, pode-se avaliar a velocidade de crescimento, o estágio de desenvolvimento puberal, a maturação esquelética, estimar a estatura final, calcular a estatura alvo… São muitas as variáveis e a história da vida da criança tem uma grande importância na avaliação geral. Estou à disposição.
      Grande abraço.
      Rafael Mantovani

  16. Drica disse:

    Olá Doutor, meu filho tem 12 anos, 1.54 altura e idade óssea de 13 anos. Ele começou a fazer tratamento com Letrozol a 3 meses. Na tabela pediátrica , o médico diz que ele está na média ( um pouco acima), ainda não passou o estirão ( eu não vi !), fico meio que preocupada se realmente o inibidor da aromatase vai atrasar o fechamento da cartilagem óssea, mas o médico disse que ajuda muito a alcançar um resultado melhor. O que me diz em relação a esse tratamento? Pela sua experiência em relação a tantos pacientes, acha que ele pode chegar a que estatura final? Agradeço sua resposta pois será mais uma opinião de um especialista!

    • rafael disse:

      Oi, Adriana, como vai?

      É difícil julgar a conduta de um colega dessa forma. Para um parecer completo, é necessário fazer uma avaliação clínica presencial.
      De fato, a idéia do inibidor da aromatase é retardar o avanço de idade óssea, permitindo o crescimento por maior tempo.

      Grande abraço.

      Rafael Mantovani

  17. Felipe disse:

    O crescimento de pelos no rosto tem alguma coisa a ver com o fim do crescimento osseo ?

    • rafael disse:

      Olá, como vai, Felipe? Não necessariamente. Os início dos pelos no rosto geralmente coincidem com a maior fase de crescimento.
      Mas também com a aceleração da idade óssea. Em algum momento, ocorrerá, naturalmente, o fim do crescimento ósseo.

      Abraço.

      Rafael

  18. michelle disse:

    ola tenho uma sobrinha de 05 anos, mais o rx dela deu a idade óssea de 02 anos e 6 meses. ela nasceu com 7 meses de gestação e teve um problema na perna,onde os médicos disse que ela iria se arrastar mais graças a deus a perna dela voltou pro lugar. gostaria de saber se esses problemas tem influencia sobre o crescimento dela, ah a gestação dela foi muito complicada, a mãe teve que tomar vários remédios inclusive antibioticos. por favor me responda, obrigada.

    • rafael disse:

      Oi, Michelle, como vai?

      Grande parte dos seus questionamentos têm a mesma resposta: “depende”. O crescimento é um processo dinâmico, que sofre influência de vários fatores, dentre os quais a gestação, alterações esqueléticas, uso de medicamentos, etc… Para uma correta avaliação, deve-se marcar uma consulta médica com profissional especialista em Endocrinologia Pediátrica.

      Um grande abraço.

      Rafael Mantovani

  19. Rose disse:

    Olá, meu filho tem 13 anos e mede 1,43, pesa 33 quilos. A idade óssea dele é de uma criança de 10 anos aproximadamente,quais são as causas principais para esse atraso no crescimento, o que isso quer dizer, e até que idade ele pode crescer?
    O endocrino me disse que isso favorece a ele, pois ele ainda não passou pelo estirão e não entrou na puberdade, por favor Dr. esclareça minha dúvida. Obrigada

    • rafael disse:

      Olá, Rose, como vai?
      Para um parecer sobre a saúde do seu filho, é necessário uma consulta médica. De fato, uma idade óssea de 10 anos favorece, em teoria, um maior tempo para o seu crescimento.
      Espero que compreenda.

      Grande abraço!

      Rafael Mantovani

  20. Janaina disse:

    Boa tarde, teho um filhote de 2 anos e 5 meses e está a medir 82cm e pesa 10kg, é muito ativo, super saudável e todos ficam de queixo caido de como ele fala super bem, conversa de igual para igual com qq adulto; mas estou mto preocupada com a altura e peso dele, é o menor da turminha. O pediatra já disse que ele está bem de saúde é inteligente, e isso que importa, pois na família ninguém é alto; mas mesmo assim fico sempre a pensar nisso e me preoculpo com essa situação. O que devo fazer?
    Muito obrigada pela atenção e disponibilidade.

    • rafael disse:

      Olá, Janaína, com vai?
      Entre no site: http://www.clinicamonpetit.com.br e insira os dados da sua criança para ver o gráfico de crescimento e peso do seu filho.
      Ele está abaixo do percentil 3 para peso e comprimento. E isso merece uma investigação, com um especialista em Endocrinologia Pediátrica, mesmo com baixa estatura dos pais.

      Estou à disposição. Grande abraço!

      Rafael Mantovani

  21. cecilia ribeiro ceccato disse:

    minha neta tem 3 anos e idade óssea de 1ae meio, pesa 12 k.quais as consequências que isso pode trazer, e que pode ser feito obrigada

    • rafael disse:

      Olá, Cecília, como vai?
      São perguntas que necessariamente dependem de uma consulta presencial… o primeiro questionamento seria o motivo da solicitação de idade óssea…

      Abraço.

      Rafael Mantovani

  22. Lucia disse:

    Gostaria de uma orientação
    Minha filha completou 12 anos dia 04/10/2012 sua estatura e de 1,45cm ,seu exame de idade ossea deu avançado ,15 anos,Menstruou aos 10anos, seu ciclo não esta regular, e no meu ponto de vista seu crescimento tem sido normal.O exame de sangue deu normal IGF-11SOMATOMEDINA C 385 NANOG/ML
    CALCIO 9,7 CREATINA 0,6 FERRO SERICO 42,1,VITAMINA B12 420, enfim tudo dentro dos parâmetros.
    Procurei uma endocrinologista pediatra e a mesma sem pedir nenhum exame complementar e sem nenhuma avaliação foi taxativa e afirmou que minha filha não crescerá mais de 2cm.
    É possivel fazer um diagnostico somente com o RX da mão? Sem nenhum exame complementar?
    Meso 1,60 e meu esposo 1,77 tenho um filho de 24 anos com 1,77.
    Pode me ajudar, pois estou com dificuldade de marcar outra consulta e gostaria de sua orientação.Desde já muito obrigada.

    • rafael disse:

      Prezada Lucia, como vai?

      Com uma idade óssea de 15 anos, é praticamente impossível crescer significativamente. Quanto ao prognóstico, concordo que não são necessários mais exames. Para procurar o motivo da sua filha ter ficado baixa, aí sim poderia-se estender a investigação.

      Espero ter ajudado.

      Um grande abraço. Rafael Mantovani

  23. LUCIA disse:

    Dr Rafael, obrigada pelo retorno.
    Sou lúcia.,da orientação acima.
    Li em um artigo que pode acontecer dos ossos longos da regiao coxo femural,pelvis ou joelhos ainda não terem se fechado.Se for este o caso, ainda ha crescimento mesmo estando com a idade ossea de 15 anos.
    Indica algum esporte?Alguma suplemento?
    Obrigada.

    • rafael disse:

      Oi, Lúcia, como vai? Desconheço a informação. A maturação esquelética (“idade óssea”) é avaliada pela radiografia da mão e punho esquerdos.
      E tem boa correspondência com as fases de crescimento.

      Abraço!

      Rafael

  24. Michelle disse:

    Oi, tenho um filho de 7 anos mais foi comprovado que a idade óssea é de 4 anos!!! O que devo fazer pois visualmente é uma criança saudável e ativa?

    • rafael disse:

      Oi, Michele, como vai?

      Primeiramente, deve-se saber porque o médico solicitou uma idade óssea para o seu filho, já que ele é saudável. É o primeiro passo para se interpretar um exame complementar.

      A história de vida e o exame físico são essenciais para se avaliar crescimento/desenvolvimento.

      Grande abraço.

      Rafael Mantovani

    • oi meu nome é adriana tenho filho com idade de 7 anos e a idade ossea dele é de 4 anos gostaria de saber se é grave se é uma doença olha ele ta na segunda serie e nao sabe ler e as vezes esquece do nome dele e estar atrasado na escola é grave

      • Rafael Mantovani disse:

        Oi, Adriana, como vai?
        O atraso de idade óssea pode ser uma variação da normalidade.
        Veja com o médico que solicitou o exame para ver se há uma motivo que justifique esse atraso.
        Abraço!

        Rafael

  25. fabiana arujo disse:

    me ajudem ja fiz varios exames em minha filha mas ela nao cresce tem 11 anos e mede 130 noa é prematura opai mede 1.69 e eu 1.65 a nutricionista me disse que preciso procurar um endocrino urgente moro em buritizeiro mg aqui nao tem esse profissional voces poderiam me ajudar ? ela pesa 27,000kilos

  26. fabiana arujo disse:

    estou com um encaminhamento que diz:paciente com estatura abaixo do percentual 2,5 imc 13,5 abaixo do percentual 3 exames laboratorias sem alteracoes. ela tem 11 anos
    foi eu que fiz o comentario acima muito obrigado que Deus te abençoe

  27. Valterina da Silva Santos Camilo disse:

    Olá sou a val..
    Tenho uma filha de 11 anos e 6 meses e ela é muito pequena tem 1,46 já fiz varios exama e esta tudo bem com ela mais a idade óssea dela é de 14 anos a médica disse que não tem muito o que fazer mais eu gostaria de saber o que eu devo fazer se tem algun remedio para ela tomar?

    • rafael disse:

      Olá, Valterina! Como vai?
      Você deve levá-la a um Endocrinologista Pediátrico experiente. Somente na consulta o profissional poderá dar um parecer confiável sobre o prognóstico de estatura e se vale à pena utilizar algum medicamento.

      Abraço.

      Rafael Mantovani

  28. val disse:

    Rafael na sua opinião você acha que ainda dá tempo de reverter essa caso pela idade óssea que ela está, e se ela tomar o GH vai deixar alguma transformações em seu corpo, do tipo ossos largos demormar o seu rosto como por exemplo…..

    • rafael disse:

      Valterina, são perguntas técnicas e bem específicas… mas idade óssea não volta, seja qual for o tratamento. GH em altas doses somente se aplica em quem ainda tem potencial para crescer…
      Abraço.

      Rafael Mantovani

  29. dalva disse:

    olá dr …sou a Dalva
    meu filho completa 12 anos neste mes e tem 1,72 de alt e pesa 88 kg….faz aulas de tennis e judô.
    a idade óssea dele é de 13.8 anos, será que pode ser gigantismo?

    • rafael disse:

      Ele é muito grande, possivelmente (e provavelmente) constitucional. Faça uma avaliação com um especialista, caso tenha dúvidas sobre sua saúde.
      Abraço!

      Rafael

      • Alexandre disse:

        E Tenho Um Bigodinho Bem Pequeno…Acho que Tenho 1,53 Pela Diferenca pequena De Tamanho entre Eu E Minha Mae…Tenho 16anos e Nao Fui Ao Medico Ainda acho Que Minha idade Ossea Er De 12 Ou 13anos Sera Que Cresco Ainda…Mim Der Um Bom Conselho Ai Por Favor…Sera Que Se Eu Usar O Hormonio De Crescimento Eu ganho uns Bons Centimetros…Aguardo Resposta Rafael…

        • rafael disse:

          Oi, Alexandre, como vai?

          Se a sua idade óssea é de 12-13 anos, você crescerá ainda alguns centímetros. Mas não há como avaliar nenhum tratamento sem uma avaliação médica presencial…
          Estou à disposição.
          Um abraço!
          Rafael Mantovani

  30. Janaina disse:

    Minha filha tem 10 anos e 3 meses e a idade ossea deu cerca de 10 anos. Ja iniciou a puberdade, mas fiz todos os exames hormonais e deu infantil. Ela sempre teve baixo peso e 2 a 3 cm abaixo do normal. Sera que vai ficar baixa? Apesar dela ser longilinea, braços e pernas cumpridas? Grata

    • rafael disse:

      Oi, Janaína, como vai?
      Seria importante analisar tais informações numa consulta presencial, onde o médico pode examinar a criança e conversar melhor com os pais.
      Estou à disposição.
      Um abraço.

      Rafael Mantovani

  31. juan disse:

    Bom dia ,
    Tenho 18 anos e idade óssea atrasada ( 2 anos e alguns meses ) porém estou com 1,69m , calculando a estatura alvo de acordo com a estatura de meus pais cheguei ao resultado de 1,74m (isso consultando um especialista) , lembrando que sempre fiz muitos exercícios e fui bem ativo .
    enfim , ainda é possível crescer com uma idade óssea de 15/16 anos e tentar alcançar ou chegar perto da estatura alvo ?

    • rafael disse:

      Olá, como vai?

      Pelo método de avaliação de estatura-alvo, você já atingiu a mesma, pois é de 174 cm +/- 8,5 cm. Com 15-16 anos de idade óssea, é possível que você ainda cresça alguns poucos centímetros (geralmente, com essa idade óssea, seu crescimento já está 97-99% completo).

      Um abraço!

      Rafael Mantovani

  32. Neide Lopes disse:

    Boa tarde,meu filho tem 13 anos e está com idade óssea de 13 anos,ele tem 1,61 e pesa 49 quilos,ele tem muitos pelôs por todo o corpo desde os 10 anos de idade,chega a ter mais barba que o pai dele.Minha altura é 1,52 e o pai dele 1,71 será que meu filho ainda vai crescer ou vai ficar baixinho?Ele quer tanto ser militar e baixa estatura iria prejudicá-lo.

    • rafael disse:

      Oi, Neide, como vai? As respostas que você deseja são fornecidas numa consulta, quando pode-se examinar o adolescente, conferir sua radiografia (muitos laudos são mal feitos, estão errados…), avaliar toda sua história de vida. Posso adiantar que a estatura-alvo do seu filho é de 168 cm +/- 8,5 cm. Um grande abraço. Rafael Mantovani

  33. lucianna disse:

    Ola Dr .
    Tenho um filho de 11 anos, e o levei ao pediatra porque achei q ele estava “baixinho” em comparacao aos colegas. Fizemos o raio X da mao, e a idade ossea dele e de 8 anos.Opediatra me disse q nao havia motivos para preocupacao ja q ele esta com 1,47.porem ja estao aparecendo pelos pubianos e no “bigode” tambem. Devo procurar um endocrino?

    • rafael disse:

      Olá, Luciana, como vai? Um adolescente de 11 anos com 147 cm não é baixo em nenhum lugar do mundo. Fique tranquila. Se a idade óssea ainda está atrasada, mais um motivo para ficar tranquila. Quem vai indicar essa necessidade de avaliação endocrinológica é o Pediatra do seu filho. Um grande abraço.

      Rafael Mantovani

  34. FRANCIELE disse:

    OI BOA NOITE! MEU FILHO TEM 3 ANOS 5 MESES ELE TA MEDINDO 1 M E EU ACHO BAIXO PRA ESSA ALTURA E TA PESANDO 14,5 KG ISSO E ALGUM PROBLEMA

  35. Maria Inés disse:

    Boa tarde
    eu filho tem 3,6 meses e tem 112 cm, todos os pediatras que teve falaram que não é para se preocupar o altura dele, estou procurando uma endocrinol pediatrica aqui na cidade esta dificil, ele ainda não fez o Rx da mão. Nas curvas de crecimento e peso sempre esteve acimas das linhas, como tambem compativél peso altura. alguma orientação? grata.

    • rafael disse:

      Olá, como vai?
      Se vários pediatras te aconselharam a não se preocupar com a estatura do seu filho, fique tranquila…
      Não tenho orientações específicas. Apenas dê uma alimentação saudável, trate-o com carinho e atenção e estimule sempre a prática saudável de exercícios físicos.
      Um grande abraço!

      Rafael Mantovani

  36. juciana disse:

    ola meu filho tem a14 anos e a idade ossea dele e de 10 anos e tem hipotiroidismo ele mede 1,44,ele e muito nervoso e muito pequeno ele vai crescer? vou levar ele num endo…..

    • rafael disse:

      Oi, Luciana, como vai? Se ele tem hipotireoidismo, ele deve fazer acompanhamento com Endocrinologista Pediátrico. É prudente que você discuta a questão do crescimento com o especialista que acompanha o seu filho!
      Um grande abraço.
      Rafael Mantovani

  37. tributos@linhanova.rs.gov.br disse:

    Oi. Não fiz o exame para ver a idade óssea, mas queria tirar uma dúvida. Meu filho tem 8 anos e 1,50m de altura. Isso é demais para uma criança dessa idade? Pode trazer algum problema?

    • rafael disse:

      Olá, como vai? Uma criança de 8 anos com 150 cm está alta. Pode estar normal, é claro. A avaliação clínica, a história médica, o uso de medicamentos, exames (incluindo idade óssea) são importantes. A avaliação da velocidade de crescimento (dado que é verificado com base nas estaturas de toda a vida) é crucial para se atestar a saúde do seu filho. Procure um pediatra ou um especialista em endocrinologia infantil.
      Abraço.
      Rafael Mantovani

  38. Neide Lopes disse:

    Estou no aguardo de uma resposta.

  39. rafael disse:

    Respondido.

  40. Cristiane Lima disse:

    Olá, tenho dúvidas quanto a idade óssea… levei minha filha ao pediatra no dia 23 de Janeiro para consulta de rotina de minha filha de 08 anos( nasc. 29.03.2004), relatei a ela que no dia 02 de dezembro ela teve um corrimento transparente com “traços” de sangue, meio viscoso…bem pouco… ela já está com um pouco de mama, e pequena penugem na área genital, mas não tem cheiro nas axilas… pesa 31 kl e mede 1,45 cm… segundo ela, minha filha não está magra( o que era minha maior preocupação), está no percentil correto, porém está muito acima da altura esperada pra idade… solicitou uma consulta com endocrino pediatra, rx de idade óssea, usg de abdome total com visualização de adrenal, exames lab,… a idade, peso e altura dela estão tão em desacordo assim???? Tenho 1,64 cm e o pai 1,73 cm… caso seja detectado algum problema, é tarde pra iniciar algum tratamento?

    • Rafael Mantovani disse:

      Olá, Cristiane, como vai?

      Não é tarde não… deve-se primeiro avaliar se há realmente algum problema de saúde.

      Dê notícias.

      Abraço.

      Rafael

  41. Álef Costa disse:

    Até que idade ossea podemos crescer?

    • pediatra disse:

      Olá! A menina cresce até cerca de 13 a 14 anos de idade óssea. Já o menino até 14 a 15 anos. Após esse período, o crescimento é muito discreto.

      Abraço!

      Rafael Mantovani

  42. Matheus disse:

    Olá… Queria saber que é faixa etária do famoso “estirão”, e até qual idade que se cresce. Queria saber também ser natação estimula o crescimento.

    • Rafael Mantovani disse:

      Olá.

      O estirão ocorre de forma variada na população normal. Geralmente de 12 a 15 anos nos meninos e de 11 a 13 anos nas meninas.
      2a pergunta: O crescimento relaciona-se à idade óssea: até 15-16 anos nos meninos, até 14-15 anos nas meninas.
      3a pergunta: natação não estimula o crescimento.
      Abraço.
      Rafael

  43. Meu filho tem 11 anos e 11 meses, esta com 1,73, já fez todos os tipos de exame, sua idade ossea é de 14 anos, como ele tem deficiencia intelectual e caracteristicas autistas seu crescimento tem gerado grande ansiedade aqui em casa, será que ele vai parar de cerscer mais cedo?Fui a vários médicos mas sempre fico preocupada por questão da sua deficiencia, eu e meu esposo somos altos, e meu outro filho segue o mesmo padrão, mas já tem 16 anos e 1.83, por isso a nossa preocupação, o caçula esta alcançado o mais velho.Agradeceria sua orientação.Grata.

    • rafael disse:

      Olá, Andrea, como vai?
      Minha orientação: faça uma avaliação completa com um profissional de sua confiança.
      Infelizmente, não tenho como opinar pela internet, espero que compreenda.

      Um grande abraço.

      Rafael

  44. Maria disse:

    Olá … Bom dia! Minha filha de 9 anos está com idade óssea de 11 anos, ela tem 1,46 de altura e pesa 32 k. Peguei hoje o resultado dos exames que comprovam isso, mas minha consulta com o endocrinolista é só para daqui um mês. Você pode me adiantar algo sobre o assunto? Ela ainda vai crescer? quantos centímetros ela ainda vai crescer aproximadamente?

  45. Ritielli disse:

    Boa tarde, meu filho tem 2 e 6 meses , pesa 10k, teve uma doença chamada toxocanis desde um ano , e eosinofilia , agora seus eosinofolos esta em 4,1. sua idade ossea é de 1 ao e 4 meses com retardo na maturação, isto é grave, ele é ruizinho pra comer e toma desde pequeno sulfato ferroso. Me explique porfavor oq é retardo na maturaçaõ?
    Desde ja grata .
    Ritielli Andrade

    • rafael disse:

      Seria um atraso no desenvolvimento esquelético. Geralmente é uma característica individual, muitas vezes com história semelhante na família. Pode ser causado também por uma doença, mas nem sempre há comprometimento de altura final. Deve apenas ser acompanhado.

      Abraço!

      Rafael

  46. roseane disse:

    boa noite doutor,meu filho tem 14anos e meio,e a idade ossea deu compativel a idade dele sera que ele ainda tem chance de crescer por favor me rwsponde obrigado.

  47. Ana carla disse:

    Bom dia minha filhinha è muito linda e fotogenica ja fez vàrios trabalhinhos de moda a minha duvida è quando ela nasceu era a maiorzinha de todas entre as duas irmas ,ela è a mais nova e vai fazer 8 aninhos agora em Março so que a altura dela me deixa assustada ela è pequenina so tem 1,17 de altura e pesa 16 kg isso è normal? Ela quase nunca fica doente e come pouquinho mais adora verduras devo fazer o exame da idade ossea nela? Por favor me deem uma ajuda.

    • rafael disse:

      Olá, Ilma, como vai?
      Minha orientação: faça uma avaliação completa com um profissional de sua confiança.
      Infelizmente, não tenho como opinar pela internet, espero que compreenda.

      Um grande abraço.

      Rafael

  48. Andrea Chisto disse:

    Olá, meu filho tem 15 anos, 1,68, pesa 66 fiz a idade ossea e deu 17anos. Ele se acha baixo, meu marido tem 1,68 e eu 1,66. Com estes dados ele ainda pode crescer? posso fazer tratamento com hormonio do crescimento?

    • rafael disse:

      Olá, Andrea, como vai?
      Minha orientação: faça uma avaliação completa com um profissional de sua confiança.
      Infelizmente, não tenho como opinar pela internet, espero que compreenda.
      De qualquer forma, tratamento com hormônio de crescimento após 13 anos de idade óssea não é uma opção vantajosa.

      Um grande abraço.

      Rafael

  49. Marcio disse:

    Meu filho tem 145 cm, 10 anos e 9 meses mas acompanhando no pediatra, NAO apresentou nenhum crescimento de julho/12 a abril/13. A idade óssea foi de 11 anos em julho e 13 anisem marco/13. Laboratório e hormônios normais, genitália com raros pelos e pênis e testículo infantil com sdhea, testo, androstenediona nls, igf1 de 327′ fsh de 3, lh de 1,9. Porém com gb de 0,1 sem resposta no estimulo com clonidina. Apresenta testaste de 107′ 17ohp e 11 desoxicortisol tb normais. Alt minha de 172 e da esposa 160
    Melhor usar análogo ou GH?
    Abs, Marcio

    • Rafael Mantovani disse:

      Olá.
      Nem um nem outro. Deve-se primeiro confirmar o diagnóstico suspeito.
      E acompanhar com especialista experiente.

      Abraço.

      Rafael

  50. Meu filho te caracteristicas autistas e deficiencia mental leve. Já foi ao especialista e fez dois exames de punho, ele tem 12 anos e idade óssea de 14 anos , tem 1 metro e 74 e 78 kilos. Fez vários exames e esta tudo em ordem, mas ele esta muito grande, tenho muito medo e preocupação, tem algo a mais que eu possa estar fazendo ou é só ansiedade minha?

    • Rafael Mantovani disse:

      Não sei as estaturas dos pais, mas aparentemente ele tem estatura normal para a idade e sexo. Nota-se sobrepeso, o que pode ser confirmado pelo IMC = 25.

      Abraço.

      Rafael

  51. Leila Santos disse:

    Bom dia, tenho 2 netos um com 7 e outro com 6 irmaos, mas o de 7 anos mede 1.28 e pesa 28.700g enquanto o de 6, mede 1.14 e pesa 18.300g. Alem de ser pequeno ele e bem magrinho e o de 7 bem parrudo. Sera que o de 6 tem algum problema? Pois o irmao de 3 anos so de mae esta com 1.08 e pesa 19.700g e eles vestem a mesma roupa sendo que ainda fica larga na cintura do com 6 anos. Estou preocupada. Obrigada.

  52. Eliane Pomboni disse:

    Oi..minha filha está com 1 ano e 3 meses e estamos fazendo uma investigação sobre puberdade precoce..os exames hormonais não deram nenhum resultado fora do normal, mas o RX Ósseo deu idade de uma criança de 2 anos… Isso é normal?
    Obrigada desde já…

    • Rafael Mantovani disse:

      Ola, Eliane, como vai?

      Pode ser normal. A velocidade de crescimento e o desenvolvimento da mama serão mais importantes que a avaliação da idade óssea para o diagnóstico.
      Diante de evolução da puberdade e aumento da velocidade de crescimento, essa idade óssea avançada já passa a ser mais valorizada… Converse bem com o Endocrinologista Pediátrico da sua filha.

      Abraço.

      Rafael

  53. AMANDA SOUZA disse:

    OI MINHA FILHA, TEM 5 ANOS E 6 MESES IDADE OSSEA DE 3 ANOS E 6 MESSES… TA NORMAL!
    BJSSSSS AMANDA

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Amanda!
      Pode estar normal sim. Quem pediu o exame deve interpretá-lo em um contexto que o permita respondê-la com mais firmeza…

      Grande abraço.

      Rafael

  54. Gabriel Teixeira Macedo disse:

    Olá doutor, tenho 15 anos, meso 1.57, minha mãe 1.59 e meu pai 1.81. Bom, não fiz exame para descobrir minha idade óssea, mas queria ter uma base da minha altura, pois sempre fui o menor nas turmas escolares, vale ressaltar que, fiz cirurgia de colostomia aos três anos, e não sei se isso pode ter alterado algo no meu crescimento. Acho que serei pequeno na fase adulta e queria saber quais são os tratamentos em que poderei utilizar para alcançar uma estatura maior. Aguardo.

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Gabriel, como vai?

      Para obter sua resposta, você deveria se consultar com um profissional especialista em crescimento (Endocrinologista).

      Abraço.

      Rafael

  55. vivilaine delfino eler disse:

    meu filho tem 3 anos e está com idade ossea de 2 anos o que isso quer dizer?quue ele perdeu 1 ano de crescimento ou ele vai crescer este um ano mais tarde? aguardo a resposta.

    • Rafael Mantovani disse:

      Olá, Viviane, como vai?

      Quer dizer que a maturação do osso dele é de crianças de 2 anos. Pode ser que ele cresça por mais um ano que a média para a idade. Só o tempo dirá.
      Muitas vezes, a idade óssea se iguala à cronológica no futuro (na puberdade)…

      Abraço

      Rafael

  56. Henrique disse:

    Olá, fiz um raio-x da minha mão e punho recentemente e lei a um médico para fazer a avaliação, porém não confio no resultado que obtive. Tenho 15 anos e 1 71,5.
    Tirei duas fotos do meu raio-x e queria que avalia-se pra mim se possível.

    http://i42.tinypic.com/5oumbn.jpg (essa ficou um pouco embasada)

    http://i42.tinypic.com/b5p0sw.jpg (a luz no meio foi o flash da câmera, mas acho que não vai atrapalhar)

    • Rafael Mantovani disse:

      Desculpe, Henrique, mas esse tipo de avaliação é realizada somente na consulta clínica.
      Espero que entenda.

      Abraço.

      Rafael Mantovani

  57. Patricia disse:

    Olá! Minha filha tem 8 anos e 8 meses, está medindo 1,50m, a idade óssea dela segundo o RX é de 12 anos. Fiquei um pouco assustada pois a medica disse que ela cresceria até idade óssea de 13 anos. Quanto se cresce em cada ano ósseo aproximadamente? Eu meço 1,67m e meu marido 1,88m. Os exames hormonais da minha filha não indicam puberdade precoce, está tudo dentro do normal. Agradeço a atenção. Patricia

    • Rafael Mantovani disse:

      Olá, Patrícia!
      Creio que para ter todas as respostas que você deseja, uma consulta é o mais apropriado. Examinar a criança é essencial. Conferir a radiografia também é importante, já que o laudo muitas vezes está incorreto.
      Estou à disposição.
      Abraço!
      Rafael

  58. Adriana Teruya disse:

    Boa tarde, Dr. Rafael
    Tenho um filho de 10 anos e 11 meses, ele fez um RX dos punhos em jul/12 resultado de 9 anos e outro RX agora em maio/13 e o resultado foi de 11 anos e 6 meses, ele mede 1,40 e pesa 41kg, será
    q ele ainda vai crescer, tenho duas filhas que tiveram puberdade precoce e uma delas precisou entrar com o medicamento Lupron Debot, aguardo retorno, obrigada….

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Adriana, como vai?

      Uma idade óssea de 11,5 anos permite o crescimento por um bom tempo ainda. No entanto, não se convença facilmente pelo laudo, já que muitas vezes o resultado está errado. Um endocrinologista pediátrico experiente deve sempre conferir o laudo da idade óssea…
      A avaliação física completa é parte essencial da consulta e deve ser valorizada. Dados de crescimento, estágio da puberdade, etc…

      Um grande abraço!

      Rafael

  59. Janete Martins disse:

    Olá! minha filha acha que esta muito pequena porque tem 1,56 de altura e 12 anos recentemente. e as amigas dela são maiores
    ela se extressa muito com isso e todo dia se mede mais eu sempre digo pra ela que ela é alta
    eu tenho 1,64 de altura e o pai dela 1,80.você acha que ela ainda pode crescer?

    aguardo resposta.

    • Rafael Mantovani disse:

      Olá, Janete, como vai?
      Para dar uma resposta confiável, uma avaliação clínica completa deve ser feita.
      O exame clínico e, talvez, a realização de exames complementares são essenciais na avaliação do prognóstico estatural.

      Abraço!

      Rafael Mantovani

  60. marcia disse:

    Bom dia Dr.Rafael
    Meu filho tem 1,91 de altura manequim 40 e completou 15 anos em maio e me preocupa bastante se ele ainda vai crescer ou não , entretanto somos uma família bem alta eu tenho 1,78 e meu marido 1,87 eu parei de crescer aos 14 anos e meu marido aos 17 , eu ouvi falar que existe um remédio que desacelera o crescimento , também ouvi falar que musculação também desacelera , e que natação não influencia no crescimento mas auxilia na postura e a alargar as costas ter um corpo mais definido , Gostaria de saber sua opnião em:
    1- Meu filho poderá crescer até qual idade ?
    2-Colocá-lo em uma academia vai faze-lo parar de crescer e criar músculos?
    3- Coloca-lo na natação pode fazer com que ele cresça ainda mais ?
    4- Existe remédio ou qualquer outra forma de ele parar de crescer ?
    Por favor me ajude pois isto tem afetado bastante a vida do meu filho por ser muito alto e muito magro e consequentemente a minha também

    • Rafael Mantovani disse:

      Olá, Giselle, como vai?

      São muitos os questionamentos… o mais adequado seria uma avaliação clínica completa, numa consulta médica.
      Espero que compreenda…
      Abraço!

      Rafael Mantovani

  61. Gabriela disse:

    Olá. O pediatra solicitou um Rx de idade ossea para minha filha, pois observei que ela está com mau cheiro nas axilas. Ela só tem 4 anos e meio, mas tem 1.21m de altura. A idade óssea deu 8 anos e 10 meses. Fiquei muito preocupada. Isso é um problema? Obrigada.

    • Rafael Mantovani disse:

      Olá, Laine, como vai?

      Apenas com tais dados não é possível dar um diagnóstico, mas sua filha deve ser avaliada por um Endocrinologista Pediátrico, pois está com avanço considerável de idade óssea, alta estatura e odor axilar. São sinais sugestivos de problema das glândulas adrenais.
      Estou à disposição.
      Abraço.
      Rafael Mantovani

  62. Quero saber fiz o exame da idade óssea do meu filho ,ele tem 9 anos e 6 meses e a idade óssea deu de 13 anos,
    ele é bem alto tem 160 de altura e já calça tênis n. 40 ,na minha Cidade ñ tem Endocrino infantil
    quero saber se ele pode crescer muito ainda ou parar de crescer?aguardo resposta

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Lilian, como vai?

      Uma idade óssea tão avançada deve sempre ser investigada. Primeiramente, saber se o resultado é verdadeiro, já que muitos laudos são emitidos com erro.
      De qualquer maneira, a idade óssea de 13 anos permite ainda crescimento, apesar de pouco.
      Abraço.

      Rafael

  63. ALINE SOARES disse:

    OI ,ESTOU PASSANDO POR ISSO TB,POIS MEU FILHO MI COBRA MUITO,ELE VAI FAZER 14 ANOS TEM 1,47 PESA 47 KILOS,O PAI TEM 1,87 E EU TENHO 1,57 ,ELE DESEJA MUITO CRESCER PELO MENOS 1,72 SERA QUE ISSO VAI ACONTECER,POIS TODOS OS COLEGAS DELES CRESCERAM SO ELE QUE AUNDA CONTINUA MUITO PEQUENO

  64. gloria H. Carrascosa disse:

    Olá ! Meu filho tem 13 anos e 10 meses peso de 72 kg tem 1,81 cm ,O exame de idade óssea deu compatível com a idade de 13 anos e 6 meses, Eu meço 1,63 cm e o pai 1,78 cm. Gostaria de saber quanto ele irá crescer ainda.

    Obrigada!

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Gloria, como vai?
      Não irá crescer muito mais. Além de já ter superado a estimativa de altura baseada na genética, a idade óssea já está avançada. Talvez mais alguns centímetros…
      Abraço.

      Rafael

  65. Flavia Gouvea Abreu Santos disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber a partir de qual idade posso solicitar o raio x para verificação da idade óssea. Minha filha tem 6 anos e esse ano não cresceu como deveria, no gráfico de crescimento está no percentil 25%. Quero ver se tem alguma coisa que pode ser feita, algum tratamento se necessário para que ela não fique muito baixinha.

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Flavia, como vai?
      Com 6 anos, a idade óssea já é um bom parâmetro. Mas antes de mais nada, é preciso uma avaliação completa, uma consulta com um especialista.
      Não se desespere, afinal o percentil 25 é mais baixo que a média, mas dentro da normalidade…
      Abraço!
      Rafael

  66. Silvana Ap. Marinho dos Santos disse:

    Boa tarde. Minha filha, completou recentemente 11 anos, faz tratamento com hormonio todo mês já há 01 ano, porém está com idade óssea avançada mais ou menos 13 anos, ela esta com altura de 1,45, fico muito preocupada, pois seu crescimento é pouco, tenho 1,58 e o pai 1,71. Será que mesmo com o tratamento com as injeções ela pode crescer mais? A médica diz que cresce até 18 anos, fiquei com dúvidas.

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Silvana, como vai?
      Não sei bem o tratamento que ela faz… Seria um bloqueio da puberdade?
      Idade óssea de 13 anos e estatura de 145 cm não são indicativos de grande estatura final.
      Converse com o seu médico, afinal, é o profissional que tem os detalhes da história clínica da sua filha…
      Abraço.
      Rafael

  67. rodrigo trovisco disse:

    Dr. boa tarde minha filha ta com 7 anos e seis meses,a idade ósseo dela deu de 12 anos,
    eu o pai tenhu 1,66 a mae 1,55…atraves de algum tratamento podemos correr atras do tempo para formação final?

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Rodrigo, como vai?
      Levem a sua filha a um especialista em crescimento, pois um avanço de idade óssea assim deve ser sempre investigado.
      Abraço.
      Rafael

  68. Leonardo Trovisco disse:

    Ola!minha sobrinha esta com 7 anos, e foi constatada q a idade óssea dela é de 12 anos, queria saber mais sobre o caso!!

    desde ja obrigado!

  69. ale disse:

    Minha filha tem 12 anos e 9 meses e a idade óssea é 13 anos e a6 meses. Tem como saber quanto ela ainda vai crescer?
    Obrigada.

  70. Daniela Rodrigues disse:

    Olá, tenho uma filha de 12 anos e 9 meses, em seu exame deu que “Está se processando a fusão das epífises dos metacarpianos.” E idade óssea de 14 anos.
    Gostaria de saber se ela ainda poderá crescer e aproximadamente quantos centímetros?
    Muito Obrigada!

  71. Adriano disse:

    Olá Dr. Rafael, tudo bem?
    Venho observando o Sr. respondendo a todos, sendo gentil, vai então, na verdade não é dúvida, mas verídico e também, dependendo da sua resposta, poderei entender algo que para mim não está claro:
    (Aos 13 anos comecei um tratamento para crescer, então fiz exame e a idade óssea com 13 anos estava de 10 anos. Usei cálcio de 1g, dos 13 anos até por volta de 16 anos e também usei Clonidina durante esse período, e o último medicamento que usei no tratamento foi oxandrolona aos 16 anos).
    Existe uma idade certa para parar de crescer?
    Quando me apresentei no exército, eles mediram a minha estatura física e o Cabo que mediu falou ao outro q estava anotando: -1,67 cm; 62 quilos… Bom, e essa estatura foi marcada.
    A questão é que eu achei pouco, mas de fato deveria ser, uma vez que a medida era feita naquelas balanças que tem o metro encaixado, o qual puxamos e se faz a medida, era uma balança analógica; e não acredito que estava errada a medida, enfim, achei pouco, porém, dois anos antes disso, eu estava com 16 anos e fui ao endocrinologista e medi 1,65 cm, ou seja, cresci apenas 2 cm nesses 2 anos. (Primeiras informações de dados).
    Hoje eu tenho 35 anos de idade e a realidade é outra, pois estou medindo 174,5 cm descalço, ou seja, 9,5 cm a mais do que quando eu tinha 16 anos e 7,5 cm a mais do que quanto apresentei no exército com 18 anos e 5 meses de idade. O peso aumentou exageradamente, pois estou com 116 quilos hoje.
    O mais interessante é que há 6 anos em média, eu estava medindo 1,72 cm (com 29 anos), e após 6 anos, hoje estou com 174,5 cm. Nota-se 3 medidas diferentes após os 18 anos.
    O Sr. conhece casos parecidos?
    Pode ser que os meus ossos ainda não haviam fechado?
    Pratico halterofilismo e treino pesado: isso pode ter feito com que a musculatura/cartilagem da coluna tenha hiper atrofiado, fazendo com que a minha estatura tenha aumentado, seria possível uma vez que os ossos nessa idade não crescem mais?
    Dr. Rafael, eu sei que o meu comentário e perguntas são extensas, mas tente por gentileza fazer um resumo e responder de um modo geral, algo que não tome o seu tempo, porém que retire esse meu anseio, compreende?
    Agraço muito por sua gentileza e atenção…
    Fique com Deus.

    • Rafael Mantovani disse:

      Olá, Adriano, como vai?
      Desculpe-me pela demora em lhe responder…

      Vamos lá:
      O atraso constitucional do crescimento e da maturação sexual é uma variante da normalidade. E é relativamente comum na sociedade. Nós, Endocrinologistas, lidamos muito com as alterações da estatura, então essa situação é muito comum nos nossos consultórios. Posso lhe dizer ainda que o tratamento que você realizou com clonidina não surtiu efeito no crescimento. Hoje, sabe-se que que essa antiga prática não funciona… Já a oxandrolona ajuda a adiantar um pouco a puberdade; melhor, ajuda a diminuir um pouco o atraso que já ocorreu, sem comprometer ou adiantar a idade óssea. Pode ser usado também, nessa situação, a testosterona intramuscular. Se usados com responsabilidade, também não influirão na estatura final.
      Não é comum, mas o crescimento após os 18 anos pode ocorrer sim. No seu caso, temos a falta de precisão dos examinadores e das réguas de medida, o que atrapalha um pouco a análise. Mas a sua impressão é correta, pelo jeito, ou seja, você deve ter crescido alguns centímetros após o alistamento.

      Espero ter ajudado!

      Abraço.

      Rafael

  72. Lucimara Plaza disse:

    Olá sou Lucimara: meu filho joga futebol, é goleiro e pesa 66k e altura de 1,67cm, e 13 anos e 5 meses os técnicos do clube pediram um exame de idade óssea, fizemos e deu idade óssea de 14 anos…. eu tenho 1,71cm e o pai 1,81cm, gostaria de saber qual o percentual de altura que o meu filho alcançará? obrigado.

  73. fernanda disse:

    bom eu tenho 11 anos e peso 43 kg e tenho 1,45 eu esto de acordo com a idade?

  74. Fernanda disse:

    ola! Eu tenho 15 anos, e 1,49 de altura, e fiz o raio-x pela medida de Greulich & Pyle e no laudo apareceu que a minha idade óssea esta compatível com 15 anos e eu gostaria de saber se isso é bom ou ruim, pois o medico disse que a minha altura era pra ser de 1,56.

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Fernanda, como vai?
      Se o laudo realmente te está certo, provavelmente você não chegará a essa estatura de 156 cm. Quando se faz o cálculo da altura-alvo, considera-se uma faixa de variação que é possível ser encontrada. Geralmente, utiliza-se a faixa de +/- 5 ou até 8,5 cm.
      Sendo assim, se forem descartados problemas de saúde, sua estatura está compatível com a altura familiar.
      Grande abraço.
      Rafael

  75. Beth disse:

    Boa tarde, bem meu filho tem 16 anos e mede 1,67 sua idade óssea deu de 19 anos, o que é uma pena, mas o que quero saber é se ele ainda tem possibilidade de crescer.
    Aos 9 anos fez tratamento de quimioterápia devido um Câncer Ósseo ( Tumor de Ewing) e retirou boa parte da Fibula esquerda, hoje não existe nada no lugar. O quero saber se isso teve um pouco a ver para que ele não esteja tão alto… uma vez que meu esposo deve ter em média 1,73 e eu tenho em média 1,65. Obrigada.

  76. Adriana disse:

    Oi gente, hoje também após uma consulta com uma endocrinologista pediatra fiquei preocupada com o pedido desse exame para minha filha, ela tem 11 anos, recem completados e a medica achou ela muito ” pequena” e com peso baixo do normal
    Nunca fiz essa ” ligação” em relação a estatura dela, já que eu sou baixinha e o pai dela é um pouco mais alto que eu. Quanto ao peso, tb associei a minha infancia, era muuuito magrela na idade da minha filha.
    Depois que li essa materia e dos comentarios aqui entendi a importancia desse exame que com certeza vou fazer o mais rapido possivel.
    Pelo que entendi aqui, se a criança tiver com idade ossea abaixo da idade que ela possue quer dizer que algo pode ser revertido ? que ela não vai ter problema com o crescimento ?

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Adriana, como vai?

      A idade óssea deve ser interpretada individualmente, é um exame inespecífico, que pode se relacionar a doenças ou a variantes da normalidade.

      Mas você tem razão: se a idade óssea está atrasada, o processo de crescimento ainda não está completo.

      Abraço!

      Rafael

  77. cristina disse:

    minha filha tem 11 anos pesa 46kg,e altura 1.62,quero saber é normal toda essa altura.minha altura é 1.61.o pai dela 1.89 o irmão de 15 anos 1.80c me made a resposta

  78. Laísa disse:

    Bom, fiz o raio x da idade óssea esse ano. Minha idade óssea deu 16 anos, compatível com minha idade. No raio x, percebe-se que há poucos espaços para se fechar. Porém, nele há algo escrito que não consegui interpretar, que consta o seguinte:

    86% verdadeiro 5cm

    Gostaria de saber o que significam esses “86% verdadeiro” e” 5 cm” ?

    Agradecida desde já.

  79. priscila disse:

    oi eu sou a priscila tenho um filho de4anos de idade levei ele no medico porque ele nao cominha nada fis isames nele ele estava com aneminha e o medico pedio que eu tirase um raio x da mao dele para ver aidade ossea dele e ele mefarou que a idade ossea dele e de 1ano e farou que e normao mas eu acho ele muito pequeno porque a autura dele e94 eu quero samber se esta serto iso ou nao etabe ele nao pega peso ele so pesa12.500 eu acho que ele esta fora de autura e de peso

  80. Tábata Gabriéli disse:

    Olá, tenho 15 anos, e idade óssea de 12 anos, e foi exatamente aos doze que parei de crescer já fui em varios endocrinologistas e todos dizem a mesma coisa (você não irá crescer mais) tenho apenas 1,50 de altura peso apenas 37 kg não sei o que fazer, sou muito zoada na escola na rua etc. pareço uma garotinha de 11 meu corpo não desenvolveu em nada desde os doze que foi quando tive minha primeira menstruação, o que faço?

  81. elisangela bovo disse:

    minha filha tem 11 anos e esta 1,32 e a idade óssea esta com 11 anos , o quer dizer … me ajude estou super preocupada!

  82. Cristiano disse:

    Olá! Tenho 1,63 de altura, 15 anos e idade óssea de 19 anos… Gostaria de saber se ainda poderia crescer um pouco mais devido à minha idade…. Minha mae tem 1,51 e meu pai 1,71, queria ficar mais proximo da altura dele…. sera q é possível?

  83. elisangela bovo disse:

    eu tenho 1,53 e meu marido 1,76

  84. janaina mara disse:

    Bom dia ,

    Gostaria de saber se minha filha está crescendo o pediatra pediu exame , estou com ele em mãos mais ainda não levei para ele . retorno será só novembro . no raio x deu idade ossea está entre 1,6 a 2,0 anos
    ela tem 2 anos e 1 mes

  85. tamires disse:

    ola meu nome étamire tenho uma filha de 5anos e sete mês já fiz todos os exames na minha filha mais a idade óssea dela deu de 6anos e 10 mês estou muito preocupa porque ela está com corimento será que ela já está perto de virar moça estou com medo me ajude por favor o retorno no médico ainda vai demorar

  86. JAQUELINE disse:

    OLA !!!
    MINHA FILHA TEM 5 ANOS OS EXAME DELA DEU TODOS OTIMO MAS O RAIO X :MÃOS E PUNHOS PARA IDADE OSSEA DE O DESENVOLVIMENTO OSTEOCARTILAGINO DA MÃOS E PUNHOS CAMPATIVEL COM A IDADE APROXIMADAMENTE DE 2 ANOS E 6 MESES SEGUNDO OS PADROES DE GREULICH-PYLE PARA SEXO ESTOU MUITO PREOCULPADA O PEDRIATRA EMCAMINHOU PARA O Endocrinologista Pediátrico ESTOU MUITO PREOCULPADA

  87. Joelma Hella disse:

    Olá dr Rafael, tenho uma filha com 11 anos e 3 meses, e está com 1,44m e 40kg, idade óssea de 12 anos, já começou a puberdade , faz uso de somatropina 4u e leucop. para bloquear a menstruação, será que vai crescer mais? usa hc há 1ano, obrigada aguardo resposta

  88. Luiz disse:

    olá, gostaria de saber se ainda vou crescer, pois eu tenho 1,65 de altura sendo que tenho 19 anos mas cara de 15, e ningum acredita na idade, ja fui em todos os medicos e disseram q eu tenho idade ossea atrasada, porem acho q minha fase do estirao ja passou, ja estou começando a ter barba(aguns na costeleta e no queixo) sera q ainda vou crescer ou quando que essa idade ossea irá regular com a cronologica ?
    Obrigado

  89. Teofilo disse:

    Ola bom dia, Meu filho tem 11 anos e sete meses, No exame idade óssea deu aproximadamente 11 anos está dentro do normal ?

  90. Denise disse:

    Ola
    Moro no Canada e tenho 1,68m mei marido 1,90m. Meu filho nasceu pequeno de 37 semanas, 44cm e 2,200kg. Ele tem 7 anos e esta na curva sem variacoes, ou seja nasceu pequeno e continua pequeno – tem 1,18m e 22 kg. Se continuar assim chega no maximo em 1,70cm – seria pequeno pelo historico da familia e todos acham que ele tem 5 anos apenas, eh o menor da sala.
    Aqui os medicos nao indicaram exame de idade ossea mas eu queria muito saber – eu menstruei bem tarde, com 16 anos e cresci tarde tbem – sera que ele tera uma puberdade tardia? sera que devo insistir no exame? Pela sua experiencia, quais seriam os cenarios? Muito obrigado!

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Denise!
      O exame de idade óssea faz parte da avaliação. Mas é provável que seu filho necessite tratamento hormonal para atingir uma estatura compatível com a família.
      Você deve conversar com um Endocrinologista Pediátrico, o profissional habilitado para essa avaliação.

      Estou à disposição. Grande abraço!

      Rafael Mantovani

  91. Andressa disse:

    Olá. Minha filha tem 1 ano e 5 meses, 10kg e 84cm. Estou preocupada pq pelo q a pediatra falou ela está muito acima em relação a altura. Com altura de uma criança de 2 anos e meio. Ela disse q está tudo bem ainda dentro da média. Tem alguma sugestão? Obrigada.

  92. Bruna Caroline disse:

    Olá, eu tenho 15 anos e minha altura é 1,75, gostaria de saber se é normal isso? Pois, tenho muitas amigas que tem 1,60 de altura e tem a mesma idade do que eu..

  93. ADMILSON disse:

    Olá bom dia,
    acabei de pegar uma carpal de meu filho , e deu idade ossea de 17 anos ,ele é um atleta , treina desde os 8 anos de idade , judo até os 11 e futebol sempre ( é goleiro ) , no começo como brincadeira , mas depois em ritmo de competição , onde está até hoje.

    Hoje ele tem 13 anos , mas normalmente disputa competições de 15anos ( pela estatura *parece mesmo que tem 17) , nesse ano disputou 15 competições .

    -Isso vai influenciar no crescimento ?
    -Muito esporte pode inibir o crescimento?
    -Ou a genetica não ajudará?

    Um abraço e até mais.

    • Rafael Mantovani disse:

      Olá, Admilson, como vai?

      Se ele tem 17 anos de idade óssea, seu filho não crescerá mais…
      Muito esporte, dependendo do esporte, da nutrição de fatores psicológicos, etc, pode sim influenciar negativamente o crescimento.
      Mas não há como garantir que um ou outro fator tenha sido decisivo nessa influência…
      A genética é importante, sem dúvida, mas a estatura final é resultado da genética e da influência do ambiente.

      Grande abraço!

      Rafael

  94. Barbara Brandão disse:

    Boa Noite, Dr! Minha filha tem 7 anos e está com idade óssea de 10 anos. Sempre foi maior que todas as meninas da idade dela, desde pequena. Não tem sinais de puberdade, o que fazer?

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Barbara!
      Primeiro, deve-se entender por que o médico dela solicitou o exame de idade óssea… Ele pensou em algum problema de saúde?
      Se ela é alta, pode ser que seja uma maturadora precoce e que haja apenas uma variação da normalidade.
      Mas fique de olho, faça acompanhamento com pediatra, ou, se necessário, endocrinologista pediátrico.

      Abraço!

      Rafael

  95. Janaina disse:

    Dr. Rafael, minha filha tem 7 anos e 5 meses e desde os 5anos tem odor nas axilas, levei ao pediatra e ele disse para não me preocupar.Agora ela estar crescendo o mamilo.Estou muito preocupada e liguei na sua clinica para marcar uma consulta, mas moro a 700 km de BH e se possível queria que o senhor me falasse quais são os principais exames para levar prontos, moro longe e será difícil ir consultar, depois levar exames . Queria muito adiantar os exames . Att, Janaina( pode enviar no meu e-mail)

  96. Viviani Fernandes disse:

    Olá, Doutor.
    Há um ano e 3 meses meu filho de 10 anos e 11 meses faz uso da somatropina, diariamente, devido a uma produção ineficiente do mesmo. Neste período cresceu 12 cm.No início do tratamento ele tinha idade cronológica de 9 anos e óssea de 10 anos. Após 15 meses de uso a idade óssea passou para 14 anos, todos os exames para avaliar o início da puberdade, como fator de aceleração desta idade óssea, foram feitos para se necessário entrar como um remédio a fim de retardar esta puberdade. Porém, de acordo com os resultados, não se deu início a puberdade e portanto não é indicativo o uso do remédio.
    A pergunta é: a somatropina, por si só acelera a maturação óssea? Se sim, este efeito colateral pode impactar na estatura final, inclusive quando entrar na puberdade e tiver o estirão?
    O endócrino que o acompanha disse que as vezes essa aceleração acontece, mas que deverá estagnar e o crescimento será normal. Como não encontramos muitas publicações sobre idade óssea avançada ou a relação do GH acelerando o processo de maturação óssea, há uma certa insegurança, entende.

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Viviani, como vai?

      O GH não faz a idade óssea avançar além do normal, mas também não interrompe o processo de maturação esquelética. Ou seja, a idade óssea vai avançar conforme ele vai crescendo, sem dúvida.

      Para opinar especificamente sobre o caso do seu filho, preciso de mais dados clínicos, medidas e exames, além de conversarmos bastante sobre a história clínica.

      Estou à disposição!

      Abraço.

      Rafael Mantovani

  97. Viviani Fernandes disse:

    Doutor, tenha certeza que suas orientações são de grande impacto a todas nós, mães. Boas Festas e muito obrigada!

  98. marlene disse:

    ola,dr. eu li as perguntas, e não vi nem um caso parecido com o meu,tenho um filho de 9 anos 4 meses,ele tem 1,37 de altura pesa 23kg não procurei o medico pela altura,mas pelo peso,ele e muito magro parece aquelas crianças desnutridas da africa,mas come super bem ,sua idade óssea e de 6 anos os exames de sangue deram todos normais,ma a magresa dele e motivo de choro na escola,gostaria da sua opinião obrigada des de já.

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Marlene, como vai?

      Seu filho pode ter magreza constitucional, mas uma avaliação médica completa deve afastar outras causas de emagrecimento.

      Grande abraço.

      Rafael Mantovani

  99. Cinthia disse:

    Dr estou mt preocupada minha filha tem 4 anos e tem hiperplasia da supra renal e faça acompanhamento constante com edogrinologista pediatra, fiz o exame de idade óssea dela e deu uma diferença enorme pois ela está com a idade óssea de 11 anos!! Eu realmente não sei o que fazer!! Obrigada!!!

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Cinthia, como vai?

      É um caso difícil mesmo, o prognóstico estatural fica comprometido. Para opinar com maior propriedade, tenho que avaliar sua filha, examiná-la e ver os exames realizados…
      Um grande abraço.

      Rafael Mantovani

  100. Marta disse:

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Minha filha tem 16 anos e 1,60 de altura. Fizemos o raio x da idade óssea e lá constou que sua idade óssea é compatível com a sua idade. O que eu não entendi, foram as seguintes informações: 85% verdadeiro e na mesma linha 5cm. Oque seriam essas informações?

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Marta!

      Eu também não tenho idéia do que seja isso! Pergunte ao radiologista que deu o laudo, ligue na clínica…

      Grande abraço!

      Rafael

  101. Bruna disse:

    Olá, tenho 15 anos e tive minha menarca aos 11, já tive epilepsia e pneumonia, ainda na infância a médica mandou eu cortar o cabelo pois ele atrapalhava (?) o meu crescimento, tenho 1.58 de altura e queria chegar aos 1.63, ainda é possível?

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Bruna!

      Essa do Cabelo é novidade! Não há nenhuma interferência…

      Sobre suas chances de chegar a 163 cm, difícil previsão, o mais adequado é ver sua idade óssea.
      Mas com 4 anos pós-menarca, são poucas as chances de crescimento significativo…

      Grande abraço!

      Rafael

  102. Monica Valporto disse:

    Tenho um filho de 15 anos, que esta com 1,64m, baixo para homem, e estou super ansiosa com o crescimento dele, pois embora eu seja baixa, tenho 1,59, meu marido tem 1,85m, e familia do meu sogro, todos sao muito altos, da minha sogra tambem, minha familia por parte de mae tb, so a do meu pai que sao baixos. Estou tendo acompanhamento de uma endocrinologista , e boje peguei o resultado do exame idade óssea e fiquei mais ansiosa do que ja estava, pois a idade e compatível com a idade cronológica, e esta iniciando fusão das epífises das falanges distais , nao se completou o processo de fusão da epífise primeiro metacarpo, pelo que entendi, as chances dele crescer mais sao mínimas , acha que vale a pena partir para um tratamento para ele ter uma estatura razoável para homem, pelo menos 1,75. Att, Monica

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Mônica, como vai?

      Você tem razão. As chances de sucesso do tratamento com esta idade óssea são pequenas.
      Resta saber se o laudo está correto, ou seja, o Endocrinologista deve conferir tudo.

      Grande abraço.

      Rafael Mantovani

  103. Fernanda disse:

    Olá Doutor,
    Há 6 meses, levei meu filho, na época com 10 anos e 6 meses, a uma endocrinologista, que, após todos os exames, constatou que ele estava 2 anos à frente no processo da puberdade, mas os hormônios e idade óssea (de 10 anos) estavam ok. A médica pediu que eu refizesse o raio x da idade óssea 6 meses depois. Peguei o resultado hoje e constou que a idade óssea atual é de 13 anos (meu filho acabou de completar 11 anos). Quais as causas para um avanço tão rápido da idade óssea (em 6 meses, a idade óssea dele avançou 3 anos)? Há chance de o crescimento dele ser comprometido (ele cresceu muito no último ano, mais de 1cm por mês, e hoje está medindo 1,58m)? Grata.

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Fernanda, como vai?

      É uma resposta difícil por email… Deve-se avaliar o caso por completo, com dados da história de vida, uso de medicamentos, curva de crescimento, conferência das idades ósseas (muitas vezes o laudo da radiografia está errado…).

      O melhor é você conversar com o Endocrinologista Pediátrico do seu filho…

      Abraço! À disposição!

      Rafael

  104. edson rocha disse:

    meu filho fez 17 anos em 30/11/2013 , ele tem 17 anos , fizemos a rediografia para saber a idade óssea dele e deu idade de 19 anos . ele ainda irá crescer ??
    pode ser administrado algum remédio para estimular o crescimento ( GH ) ??
    OBRIGADO

  105. Maria da conceição Marins Gomes disse:

    Olá, boa noite!!!

    Minha filha de 6 anos e 9 meses, está com as mamas maiores, fiz uma ultra e deu um aumento, porém também fiz exames de hormonios nela e deu tudo normal!!! À levei no pediatra e foi feito um exame clinico região do ovário e a médica não constatou nada, mas mesmo assim passou uma ultra pélvica e um raio x de mãos e punhos!! Pode ser considerado um caso de puberdade precoce?!! Por favor me ajudem!!!

    Desde já agradeço, Maria Gomes.

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Maria, como vai?

      Pode-se tratar de uma telarca isolada, ou seja, sem desencadeamento da puberdade.
      Se o ultrassom pélvico não mostra aumento de ovários e útero, e os exames de sangue não sugerem desencadeamento da puberdade, ela deve ser acompanhada – clinicamente e com idade óssea e ultrassom.

      Mantenha acompanhamento médico, ok?!

      Abraço.

      Rafael

  106. Ana Lucia disse:

    Boa Tarde,
    Minha filha fez o exame de raio x da mão e punho e deu que ela está de 2 a 3 anos antes do pico de crescimento, isto significa o que? pois ainda não levei o resultado ao dentista dela. Ela tem 7 anos e 5 meses. Desde já, agradeço pela atenção. Abs Ana Lucia

    • Rafael Mantovani disse:

      Olá, Ana, como vai?

      Geralmente nas meninas o pico de crescimento se inicia no 1° estágio de desenvolvimento das mamas, na puberdade. É um período variável, correspondente aos 11 anos de idade óssea, em geral.

      Grande abraço!

      Rafael

  107. Simone disse:

    Boa tarde,
    Minha filha tem 1,47 cm 13 anos e 10 meses realizou um rx idade óssea deu que idade óssea dela é de 15 anos.,Isso significa que ela não vai crescer mais? E se tiver espaço ainda pode ter indicação de hormônio.

    • Rafael Mantovani disse:

      Olá, Simone!

      Com 15 anos de idade óssea, uma menina cresce muito pouco, talvez mais alguns centímetros.

      Não há indicação para usar GH nesta idade…

      Abraço.

      Rafael

  108. erika batista correia disse:

    Olá, Boa noite !!Meu filho tem 1 ano e fui hj pegar o exame de calculo da idade osséa onde deu 6 meses…isso é muito ruim????? me ajudem por favor!!! amanha irei levar os exames para o pediatra….obg

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Erika, como vai?

      Todo exame solicitado deve ter um motivo para a sua necessidade. O ideal seria você conversar com o médico que solicitou essa idade óssea.

      Um grande abraço!

      Rafael

  109. Fernanda disse:

    Olá, meu filho tem 17,5 anos de idade, fiz a radiografia e ele tem apenas 13,5 anos de idade óssea, oque eu faço ? ele ainda vai crescer ?
    E no exame veio : Previsão de surto de Crescimento Puberal : 4 anos, oque isso quer dizer?

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Fernanda, como vai?

      Com essa idade óssea ele ainda vai crescer. Está no estirão, provavelmente.
      Sobre essa “previsão de surto de crescimento puberal”, não sei o que o radiologista quis dizer…

      Abraço!

      Rafael

  110. cassia regina macacari pierotti disse:

    Olá doutor, minha filha teve com 10 anos e 11 mês sua primeira mentruação, ela fez o raio x da idade óssea com 10 anos e 6 meses estatura normal, com idade óssea em torno 11 anos, a dtra ficou surpresa com a menstruação, será q vou ter q entar com hormonio para ela crescer hj ela mede 1,53 alt , eu tenho 1,70 , e o pai 1,80 . A doutora disse q ela não crescerá muito! Dtr quando ela tinha nove meses ela caiu da cama, por ser muito esperta, será q isso pode ter afetado o crecimento dela? Aguardo resposta muito grata!

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Cassia, como vai?

      Idade óssea de 11 anos permite ainda crescimento. O ideal é conferir a imagem para realmente saber se o laudo está certo.
      Determinar a velocidade de crescimento, baseada em medidas antigas, é muito importante nesse caso, assim como o estágio puberal atual da sua filha.

      Estou à disposição!

      Abraço. Rafael

  111. Rejane Soares disse:

    Boa noite a todos!!
    Minha filha tem 8 anos e está muito alta, medindo 1,60 (recente). Já possui peitinho grande equivalente uma menina de 12 anos, pelos nas axilas ( ja passo lâmina, pq depilação com certeza ela não aguenta a dor), e pelos pubianos não tão crescidos qto axilas. Já foram realizados diversos exames e sempre normais. Desde os 6 anos q acompanho ao endocrino. Sua idade ossea é de 10 anos. Estou preoculpada se ela irá ficar mais alta que tds da família. Tenho 1,73, o pai dela 1, 80, seu irmão tmb crescer muito, tem 15 anos e mede 1, 85. É a mais alta das amiguinhas, tenho medo dela sofrer bulling. Obrigada!!

  112. Andrea Martins disse:

    Meu filho tem 15 anos , 1,60 e 60 kg.
    No seu rx de idade óssea deu fusão

  113. Vitor disse:

    Ola dotor, eu tenho 17 anos 9 meses, e nao sei mas qual a minha idade ossea.
    Quando eu tinha 14 anos, minha idade ossea era 11, sera que a idade ossea sempre vai ficar 3 anos atrasada em relaçao a minha idade.
    Nao sou muito de esporte mas de vez em quanto faço nataçao e futebol.
    Mas agora entrei numa escolinha de futebol sera q ainda tenho chances de crescer se seguir adiante no futebol? me esclareça essa pergunta por favor obrigado…

  114. Wagner disse:

    Boa tarde,gostaria de saber uma informação por favor este exame de idade óssea e realmente eficaz ou seja e preciso em afirmar que a pessoa tem uma idade realmente equivalente com sua massa óssea ou este exame se basei em comparações entre massas ósseas?

    Aguardo contato.

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Wagner, como vai?
      O exame de idade óssea não avalia a “massa” óssea, mas sim a densitometria óssea.

      Abraço!

      Rafael

  115. Luc disse:

    Olá, me chamo Lucas tenho 17 anos, e jogo vôlei sou atacante, porém meu rendimento está caindo pois tenho apenas 1, 80 de altura, fiz um exame que constatou que minha idade óssea é aproximadamente 18 anos. Mas preciso crescer no mínimo mais 7 centímetros! ! O meu medo é, SERÁ QUE VOU CONSEGUIR ATINGIR PELO MENOS 7 CENTÍMETROS! ?
    Existe algum método ou dica sei lá pra ajudar?

  116. Rosi disse:

    Boa noite, Dr. tenho uma filha com 10 anos, 1,30, está sendo acompanhada pelo endoclino, que recomendou o hormonio para bloqueio da puberdade já que a idade óssea é de 12 anos, começou a fazer volei e natação para ajudar n. o crescimento, eu (mae) sou baixinha (1,50) e ela é gordinha, minha dúvida é; quais os efe itos colaterais e se ela vai engordar, e se realmente vai ter um resultado satisfatório.

    Obrigada,

    • Rafael Mantovani disse:

      Olá, como vai?
      Não posso orientá-la quanto à sua filha, pois não a examinei, nem mesmo sei detalhes da história clínica. Mas em geral o bloqueio da puberdade quando a idade óssea é de 12 anos não só não ajuda em nada, como piora o estirão e a aquisição de massa óssea dessa fase. Abraço. Rafael Mantovani

  117. meg disse:

    Olá doutor,meu filho tem 10 e anos e idade óssea de 13anos. Ele tem 1,48 de altura. A taxa dos seus hormônios estão em conformidade com a referência pré-pubere.
    1º pergunta : Isso significa dizer que ele não tem puberdade precoce?
    2º pergunta: Ele passará pela fase do estirão? mesmo tendo uma idade óssea avançada?
    Aguardo sua resposta, desde já o agradeço.

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, como vai?
      1) A puberdade deve ser avaliada clinicamente, primeiro. Só o exame clínico pode me dar essa resposta.
      2) Depende. Se ele não tiver nenhum problema, sim. Somente uma avaliação completa poderá responder a sua pergunta…

      Abraço!
      Rafael Mantovani

      • Renata disse:

        Olá Dr. como vai? Tenho 14 anos, e idade óssea de 15/16 anos, tenho 1,50 de altura e meus pais 1,57 (mãe) e 1,75(pai) gostaria de saber se vou crescer pelo o menos ate 1,55 de altura e se ainda posso fazer algo para estimular o meu crescimento. Ja fui em um endocrionologista e ele disse que eu iria crescer apenas mais 1cm porém não senti muita confiança. Gostaria muito de saber sua opinião. Aguardo respostas, grande abraço!

  118. Lizandra de Souza teixeira disse:

    Boa tarde Doutor…
    Minha filha tem 10 anos e 3 meses, faz um ano que toma a injeção leuprorrelina 11,25, pois antes dos 9 anos já estava tudo formado e com pelos…A idade ossea dela é de 12 anos no rx, mas o médico falou que era de 13 anos…e que deveriamos dar a vacina do crescimento por 6 meses, pois não vai crescer muito…Hoje ela mede 1,43 e pesa 39 kilos…Fazia as duas coisas e depois cortava tudo para dar um pulo no crescimento…Será que precisa da vacina mesmo?
    Muito obrigada…

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Lizandra, como vai?!
      São questionamentos importantes e que você deverá fazer ao médico que cuida da sua filha.
      Depois dos 12 anos de idade óssea, o bloqueio da puberdade não é interessante, pois pode diminuir o estirão. Avalie com o Endocrino o melhor a ser feito no caso específico da sua filha. Grande abraço. Rafael

  119. Rodrigo disse:

    Olá, tenho 15 anos e 4 meses 1.78 de altura, minha idade óssea deu de 18 anos será que posso crescer ainda me pendurando em uma barra e praticando esportes? Quando eu tinha 14 anos minha idade óssea era 10 meses avançada mas fiquei 1 ano (dos 14 aos 15) com deficiência de vitamina D e cresci só 2 cm até agora , com 11 anos tinha 1,48 e com 14 anos 1,76 a previsão era de que eu ficasse com 1.85. Será que essa deficiência de vitamina D causou um leve raquitismo e acelerou o fechamento das minhas epífises aumentando mto minha idade óssea, ou isso é normal?
    Obs: ainda queria crescer o máximo possível, oque posso fazer?

  120. Maiza disse:

    Olá Doutor,eu tenho 14 anos e 8 meses,e minha idade óssea esta em torno de 15 anos.
    Será que ainda posso Crescer?

  121. Cynthia Soares disse:

    Meu filho de 14 anos e 9 meses está com 1m 60cm de altura com idade óssea de 16 anos.
    IGF-1 266 ng/ml e testosterona 609 ng/ml. Ainda há potencial para crescimento? O hormônio do crescimento nesta fase ainda é viável?

    e viavel

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, como vai?
      O ideal é avaliar pessoalmente.
      Mas idade óssea de 16 anos indica que nenhum tratamento para crescer vai ajudar o seu filho a ganhar mais centímetros…
      Abraço.
      Rafael

  122. Marcelle Nascimento disse:

    Boa tarde, minha filha fez exames e no raio x a idade óssea dela está compatível com 10 anos e ela tem 8 anos, fomos a uma endocrinologista que pediu mais exames e nos exames deram tudo normal, a endocrino dela infelizmente precisou se mudar e procuramos atendimento em Belém onde um endocrino falou que ela não tem nada de errado e os exames estavam errados e que ela deve voltar somente em dezembro para uma nova avaliação, contudo minha filha já sente sintomas como dores nos seios, cólicas e os pelos estão começando a surgir, estamos apavorados sem saber como agir!

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Marcelle, como vai?
      Se o Endocrino viu sua filha e pediu para acompanhar o seu desenvolvimento, é provável que interpretou os achados como normais. A velocidade de crescimento, a altura, leso, história clínica e idade óssea soamos dados de maior valor para essa avaliação.
      Um grande abraço.
      Rafael

  123. jeniffer daiane disse:

    olá tenho uma grande duvida,meu filho tem 4 anos e pesa 12.700gr,fiz o exame de idade óssea e constou 2 anos,ele esta abaixo do peso segundo o pediatra e gostaria de saber,quais seriam os tratamentos certos pra isso ou se é normal sendo que eu que sou a mãe sou baixinha mais o pai é bem alto quase 2 metros…obrigado

    • Rafael Mantovani disse:

      Olá, Jeniffer, como vai?
      Sua dúvida é pertinente, mas não há como respondê-la por mensagem…
      O melhor é fazer uma avaliação completa com um endocrinologista pediátrico.
      Abraço.
      Rafael

  124. denise disse:

    Bom dia
    Meu filho nasceu de 37 semanas, 2kg/ 44cm e desde entao seu crescimento apesar de continuo na linha de crescimento, eh muito baixo – esta em 10% da media. Ele completou 8 anos em Julho e mede 1,25 e tem 22 kg. O pediatra nao se preocupa com o crescimento dele, mas minha maior questao eh que eu tenho 1,68 e o pai 1,90 e se ele continuar nessa linha nao atingira nem 1,70. O exame de idade ossea seria recomendado? O fato de eu ter menstruado tarde (16 anos) e portanto crescer mais tarde que a media das criancas seria um motivo pra que ele cresca mais tarde e mude a idade na curva de crescimento para pelo menos a media?
    Obrigado

  125. tainá luccas disse:

    Ola! meu nome é Tainá, tenho 18 anos e 1,57 de altura, infelizmente não me sinto bem por ser dessa estatura e tem influenciado muito em diversas áreas da minha, como já citei não gosto de ser assim pq minhas outras 2 irmãs atingiram a 1,65 e eu a única q ocorreu isso!não compreendo.
    Até meu aspecto fisico é de uma adolescente de 14 anos. o que ocorreu? genética mesmo. pq tenho uma avó por parte de pai q é pequena ou ainda tenho chances por ser um crescimento tardio caso seja esse o problema? minha mãe 1,61 meu pai 1,80 #triste…

  126. Caíque Barreto disse:

    Olá. Tenho 19 anos; muita gente diz que aparento ter 14/15 anos. Minha estrutura corporal é extremamente diferente da de meu pai: enquanto ele possui tronco largo e pernas grossas, eu possuo um corpo relativamente magro, divergindo da estrutura corporal ancestral. A diferença marcante com relação a nós dois é que tenho Asma. Já ouvi dizer que isso pode acarretar em um atraso no crescimento.
    Isso não me atrapalha de forma alguma, sou uma pessoa normal, não possuo qualquer atraso mental ou dificuldade de aprendizado. Já passei pela puberdade, onde tive um crescimento acelerado, houve o nascimento de pelos íntimos, nas pernas, axilas e tórax, mas ainda possuo traços físicos (principalmente o rosto) de um pré-adolescente.
    Isso seria um atraso na idade óssea?
    Obs: nunca consultei médicos com relação a isso, pois é algo que não me incomoda.
    Obrigado pela atenção

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Caíque, como vai?
      Meu conselho é que você procure um médico e converse a respeito desses aspectos que te incomodam. Se necessário, ele investigará algum possível problema.
      Grande abraço.
      Rafael

  127. Cynthia Soares disse:

    Bom Dia. Foi prescrito para o meu filho o medicamento Letrozol. Qual a real eficácia desse medicamento e os efeitos colaterais que ele apresenta?Desde já agradeço pela atenção.

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Cynthia, como vai?
      Seria importante você fazer tais questionamentos ao médico que prescreveu o remédio. Grosseiramente falando, o letrozol bloqueia a conversão da testosterona em estrogeno, reduzindo a velocidade de progressão da idade óssea. Mas é um tratamento experimental e realizado apenas em universidades e pesquisas científicas. Em alguns casos, pode ser interessante. Não posso dizer exatamente se no seu caso seria uma boa opção. Abraço! Rafael

  128. Tenho 16 anos e idade ossea de 17 , tenho 1,65 , cresco mais ? Treino musculação faz 2 anos isso prejudicou ?

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Léo, tudo bom?!
      Você não crescerá mais, infelizmente.
      Não há como saber se a musculação te atrapalhou, depende de uma série de fatores…
      Abraço. Rafael

  129. denise disse:

    Complementando, ele tem 8 anos exatos e exame osseo de 9 anos.
    Obrigado

  130. adriana disse:

    Fiz um rx de punhos de uma criança de 1 ano e 4 meses e o resultado que tive foi de uma idade ossea de 2 anos e 6 meses ,isso é muito grave?

    • Rafael Mantovani disse:

      Oi, Adriana, como vai?
      Não é grave, fique tranqüila.
      O ideal é conferir o laudo e avaliar porque o exame foi solicitado.
      O mais importante é saber como mostrou filho está crescendo…
      Abraço!
      Rafael

  131. lucilia disse:

    Eu venho preocupada pois minha filha esta com 10 anos e 4 meses ela mede 1. 26 e pesa 27 Kg e ja esta com seios e pelos nas axilas.já perguntei pediatra ele fala que é porque sou baixa e isso é normal mas eu acho ela muito pequena.já me disseram também que ela pode menstruar a qualquer momento por causa dos seios que tao crescendo e si parar de crescer. Ai me ajudem o que posso fazer para ajudar minha filha!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

WP-SpamFree by Pole Position Marketing