Preferências alimentares na infância

O hábito alimentar é adquirido, principalmente, nos primeiros 3 anos de vida.

As pesquisas mais recentes revelam que as experiências em relação aos sabores dos alimentos são importantes para determinar a aceitação dos mesmos durante toda a vida.

Desde a gestação o bebê vai tendo contato com muitos sabores através da deglutição do líquido amniótico intra-útero. Nesse líquido os sabores presentes vão modificando de acordo com a alimentação materna, daí a importância que a gestante tem de manter uma alimentação mais saudável possível e com muitas variedades de alimentos.

O leite materno também é responsável pelas experiências em relação aos sabores. A dieta materna vai influenciar a composição, o sabor e o cheiro do leite materno proporcionando também essas experiências em relação aos sabores.

A criança que apresenta melhor aceitação dos diversos grupos alimentares é fruto de um continuo em relação a educação alimentar.

Nós nascemos já preferindo os alimentos adocicados, pois o líquido amniótico tem mais substâncias adocicadas.

O sabor azedo não é o mais preferido, pois desde os tempos mais remotos nós não aceitamos bem esse sabor como forma de proteção contra a ingestão de alimentos perigosos e tóxicos.

A alimentação com predomínio de alimentos adocicados faz com que a preferência por esse sabor seja ressaltada e preferida ao longo de toda a vida.

Algumas dicas importantes:

Gestantes:

Lactantes:

Crianças:

Alimentar uma criança é uma tarefa que exige muita paciência e carinho. Mas vale muito a pena esse esforço todo como uma maneira de prevenir o aparecimento de muitas doenças crônicas ao longo da vida.

Gostou? Deixe seu like!